PÁGINAS  
   ENQUETE  
Qual a sua preocupação com o meio ambiente?
Utiliza as lixeiras de coleta seletiva?
Tem o hábito de reciclar lixo diariamente?
Economiza energia?
Consome marcas ecologicamente corretas?


   PUBLICIDADE  
   ESTATISTICAS  
Total de Visitas: 6828757
 Online Agora: 13
Crônicas Aristides Souza
Postada por:  Redação (Carmen Lúcia Marini Vieira Júlio),  em  28/04/2021 às 22h02
Compartilhar no Orkut Comentários ( 0 ) Comentar Link: Fonte
UMA CAMINHADA VITORIOSA

28/04/2021 às 22h02

*Aristides Souza Gomes


No último dia 21, quarta-feira próxima passada, recebemos com profunda tristeza a notícia do falecimento da senhora Eunice Maria de Oliveira, mais uma vítima dessa terrível pandemia que vem ceifando a vida de milhares de pessoas em nosso país, bem como em diversas partes do mundo. Inobstante estarmos enfrentando esse revés há mais de 01 ano, não conseguimos superar os duros golpes sofridos ao longo desse período, ante o pânico, a perplexidade e ansiedade e o temor que vêm dominando a cada um de nós.

Nossas homenagens póstumas a essa Tabuleirense/Rio-Pombense, que aqui se instalou desde sua adolescência/juventude, trazendo consigo um grande espírito de alegria que veio com o passar dos anos marcar presença em nossa sociedade, quer tenha sido em sua vida profissional, bem como em se tornar uma participante ativa nos  mais diversos eventos realizados em nossa cidade, de forma altaneira.  Os velhos carnavais de rua comandados pelo saudoso Ruy Santiago, e nos salões do Clube dos Trinta por diversos diretores, marcaram sobremaneira, a vida de nossa amiga que se esmerava em suas fantasias em plena sintonia com tais momentos. Prova inequívoca é o fato de que Eunice veio ocupando o cargo de diretora social desse histórico salão de festas, ante todo empenho na congregação de esforços pela união de todos, sempre pautados pelo bom e aprazível divertimento momesco.

Dentre seus empregos em casas comerciais da cidade, segundo nos consta, Eunice trabalhou na loja de calçados de propriedade do senhor Saul de Paula, de saudosa memória, no sobrado sito à rua João Cândido Ferreira da Cunha, esquina com a praça Dr. Último de Carvalho. Posteriormente, veio a trabalhar na Prefeitura Municipal local, onde prestou serviços na Junta Militar, bem como na biblioteca municipal, desempenhando o cargo de bibliotecária, ali implementando vários trabalhos de pesquisa escolar e o concurso de poesias para estudantes em geral, e outras atividades afins.

Foram inúmeras suas participações na vida social de Rio Pomba, com maestria e zelo, sempre focada no melhor, naquilo que pudesse agradar a todos de modo geral. Passamos a mencionar várias que nos vêm à mente, sem a devida ordem de datas: sua participação na comissão dos festejos do bi-centenário de fundação da cidade, no ano de 1967, na gestão do então prefeito Sr. Paulo de Tarso Furtado, cujas comemorações aconteceram a partir do mês de agosto e só terminaram em novembro com o baile de gala nos salões do Clube dos Trinta. Autoridades civis, militares e eclesiásticas, municipais, estaduais e federais marcaram presenças em momentos marcantes de nossa história.

Representando a diretoria da “sala de visitas” da cidade, tornou-se também organizadora e responsável pela continuidade de homenagens iniciadas por nossa distinta e dinâmica amiga, e diretora-executiva de nosso glorioso O Imparcial, Carmen Lúcia Marini Vieira Júlio e seu esposo Maurício Ribeiro Júlio, diretor-comercial da empresa. Tais homenagens,  “Homens de Expressão” e “Mulheres de Expressão”, eram títulos concedidos a pessoas residentes em nossa cidade, bem como fora do município e que, de alguma forma, contribuíram para o sucesso individual e coletivo em suas respectivas áreas profissionais.

É indispensável também mencionarmos que Eunice e meu caro irmão Antônio de Pádua (popular Nico), promoveram em Rio Pomba vários bailes de debutantes, na década de 80, alegrando muitas meninas moças que completavam os seus 15 anos de idade, reunindo os familiares das mesmas também no Clube dos Trinta, em ambientes de total descontração e que marcou para sempre a vida dessas então adolescentes. Tais eventos enchiam as debutantes de orgulho quando eram presenteadas com as presenças de atores e atriz da Rede Globo,  devidamente contratados para esses momentos singulares para a dança da valsa e fotos com as aniversariantes. Assim podemos citar: Fernando Eiras, Lauro Corona, Sandra Bréa, Denis Derkian, André Felipe,  figuras públicas essas que se hospedavam em diversas residências de pessoas amigas locais, sempre voltadas ao pleno convívio social. Havia também uma preocupação na contratação de conjuntos musicais, os quais abrilhantavam as festas com seus vastos repertórios compatíveis com esses momentos.
 
A Academia Rio-Pombense de Ciências, Letras e Artes, da qual Eunice era integrante, foi fundada em 1996, pelos Drs. Marco Plauto Santos Cardoso e Jorge Saraiva Anastácio (de saudosa memória), tendo sido escolhidos membros da instituição, nessa etapa inicial, as seguintes pessoas: Carmen Lúcia Marini Vieira Júlio; Eunice Maria de Oliveira; Sebastião Lopes de Abreu; Geraldo dos Santos Pires; Divino Theodoro da Silva; Maria  da Glória Campos; Dr. Décio Coelho da Silva; e Dr. José (Zequinha) Furtado Pereira e Oswaldo Augusto de Freitas, esses já falecidos. Existem outros nomes componentes da Academia, dos quais deixamos de citá-los por não serem membros integrantes desde sua criação.
 
Eunice jamais desviou o foco dessa importante missão de geração de cultura na consequente abertura de espaços, buscando com isso dar tudo de si em prol da construção de conhecimentos,  não somente em nossa cidade de Rio Pomba, mas também em todos os rincões do país. O Festival Nacional de Poesias Eunice Maria de Oliveira, torna-se, sem dúvida alguma, um grande legado de vida para todos nós, pelo seu dinamismo, devotamento, perspicácia na luta constante e salutar com todas as forças e espírito de entrega à tão nobre causa. Tudo aquilo que estamos a mencionar no presente artigo, não representa em hipótese alguma qualquer favor, mas sim, uma forma de reconhecimento a quem soube lutar, combatendo sempre o bom combate, vencendo a corrida e guardando a fé inabalável em tudo aquilo que acreditava ser possível fazê-lo. Por fim, o nosso mais fraterno abraço ao senhor Tiago Shok, esposo de Eunice, residente em Silveirânia, nossa cidade vizinha e sempre acolhedora, para onde nossa amiga se mudou, mas sempre marcando presença em Rio Pomba em razão de seus compromissos, dos quais não abria mão.

Há que se abrir aqui um parênteses para salientar a importância da vida de Eunice pela nossa estimada Carmen Lúcia, a qual, além de publicar todos os eventos em O Imparcial, o jornal eminentemente voltado às causas tão marcantes ocorridas no município, bem como na parte pessoal, esteve sempre presente ao lado dela nesse trabalho hercúleo e de grande magnitude, haja vista que uma equipe de coadjuvantes em todos os momentos, representa o sucesso pelo seu trabalho na comunidade.


Rio Pomba – MG, abril de 2021.

Aristides Souza Gomes






Avaliação (Vote clicando) - 0 voto(s)
 (0.00)
12345678910

Deixar Comentário

[ 0 ] comentário(s)

Nenhum Comentário ou aguardando aprovação



 
.:: Mais Notícias sobre Crônicas Aristides Souza
28/04/2021
UMA CAMINHADA VITORIOSA
30/03/2021
MOMENTOS DE ORAÇÕES, REFLEXÕES E CARIDADE
24/02/2021
Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021
10/12/2020
Tempo do Advento
24/11/2020
A Alternância dos Poderes
03/11/2020
Chega de Corrupção – Trabalho e Transparência
15/10/2020
ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2020
24/09/2020
Dia da Árvore e a Primavera
05/09/2020
Independência do Brasil
08/08/2020
Paternidade Responsável
24/07/2020
Acorda Brasil
26/06/2020
A Chama que não se Apaga
12/06/2020
DIA DOS NAMORADOS
05/06/2020
Diálogo, Justiça e Paz
08/05/2020
Mãe – Maternidade – Amor – Entrega
20/04/2020
As Celebrações da Semana Santa
25/03/2020
Campanha da Fraternidade 2020
28/02/2020
Carnaval 2020 em Rio Pomba
30/01/2020
Ato de Bravura e Heroísmo
24/01/2020
Uma fala intempestiva
   PUBLICIDADE  
 
 
 
 
   
   
® O Imparcial
Rua Quirico Marini, 55 - Rio Pomba - Minas Gerais
Telefone: 32-3571-1822 / E-mail: jornal.oimparcial@uol.com.br