Para conscientizar a população a respeito da importância do combate ao mosquito Aedes aegypti, o Município, representado pela Secretaria Municipal de Saúde, vem reforçando essa conscientização à população. Dengue, Zika e chikungunya, doenças transmitidas pelo vetor, podem levar à morte, por isso é preciso eliminar os criadouros e ficar atento.
Através do setor de vigilância epidemiológica, os agentes estão intensificando uma série de ações para eliminar a água parada que serve de criadouro para o mosquito transmissor. Há preocupação do acúmulo de água parada, especialmente água limpa, e entulhos dentro dos quintais, de residências e em locais de trabalho, que possam transformar em um criadouro para o mosquito Aedes aegypti.
Com essas ações cotidianas, os agentes procuram incentivar as pessoas a priorizar a busca por focos do mosquito em casa e no bairro, reforçando a importância de tampar e lavar semanalmente recipientes com água, fechar bem as caixas d’água e tampar com tela, cobrir os pratinhos de vasos com areia, colocar o lixo em sacos e fechar bem as lixeiras.
Em caso de suspeita da doença, com o surgimento de qualquer sintoma, é importante procurar o serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados. Lembre-se de que a melhor forma de prevenção é eliminando possíveis criadouros para sua proteção e da família.