Paloma Custódio
Minas Gerais recebe 190.500 doses da vacina contra Covid-19, desenvolvida pela Universidade de Oxford e laboratório AstraZeneca, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os imunizantes chegaram no domingo (24) no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte e foram recebidos pela Secretaria de Estado de Saúde. De lá, as doses foram enviadas para a Central Estadual de Rede Frio de Minas Gerais, na capital mineira, para serem distribuídas para os municípios.
O estado já havia recebido 557 mil doses da Coronavac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan. Em apenas 18 horas, todas as 28 superintendências regionais de saúde já contavam com as vacinas.
Para dar conta da demanda, o governo de Minas Gerais adquiriu, antecipadamente, 50 milhões de seringas agulhadas e 617 refrigeradores.
A vacina de Oxford, também conhecida como Covishield, apresentou eficácia de 98%, após 28 dias da primeira dose, e 99%, em 28 dias depois da segunda dose. Já entre os indivíduos com alguma comorbidade, a eficácia do imunizante foi de 73,43%.
*Radialista, jornalista e graduada em Relações Internacionais. Ela atuou por 7 anos na Rede Boa Vontade de Comunicação onde foi produtora e repórter. Também esteve na equipe de comunicação no escritório das Nações Unidas (ONU), no Brasil