Da Redação
Com a abertura das atividades e relaxamento da população na maioria dos municípios brasileiros, incluindo nossa RIO POMBA, os jovens foram os primeiros que aproveitaram o início da liberação, resultando o aumento das infecções da Covid-19 e riscos maiores para por não se resguardarem, sem a preocupação especialmente de levar a doença para suas casas.
Antes, a idade das pessoas infectadas na primeira onda era maior do que 65 anos e agora está menor que 45 anos pelo descaso não somente desses jovens, como também de muitas pessoas idôneas, que estiveram envolvidas com festas de fim do ano, excursões praianas e passeios de férias.
O alerta é que se deve redobrar a atenção do uso das máscaras, evitar aglomeração, fazer uma boa lavagem das mãos sempre que tocar em superfícies ou em outras pessoas. E com uso do álcool gel sempre. Um detalhe muito importante é evitar lugares fechados e, se estiver em contato com outras pessoas, manter o distanciamento e o uso de máscara durante as conversas. Essas recomendações são importantes para qualquer público, seja de crianças, idosos e principalmente nesse grupo de jovens.
EM RIO POMBA
Para dar solução aos problemas de Rio Pomba, a Administração Municipal, nas pessoas do prefeito Reginaldo Furtado e do vice-prefeito Wellington Netto, reuniu os membros do comitê gestor da Covid-19, no Paço Municipal, na última segunda-feira, objetivando fazer a avaliação dos índices do município no período de 31/12/2020 até 08/01/2021, levar a programação das ações de atendimento, além de testagem, monitoramento, fiscalização e alteração do decreto.
O diálogo aconteceu ao longo de todo o dia com setores da saúde, educação, fiscalização e Associação Comercial de Rio Pomba, concluindo que por causa do cenário atual nos índices, o município seguirá a sinalização do Minas Consciente, na Onda Vermelha, ampliando as restrições de algumas atividades sob rígida fiscalização municipal.
No dia 11 último, houve a apresentação de uma Live com os pronunciamentos dos membros do comitê gestor da Covid-19, representados pela Administração Municipal, pelo secretário de Saúde, Jair de Paula Coelho e pela coordenadora da UBS, Etienne Reis, a respeito das resoluções e sobre as exigências protocolares.
“O momento é de refletirmos e termos uma dose extra de paciência, pois, cumprindo o distanciamento em nossa rotina diária e os cuidados mínimos necessários, poderemos retornar e mantermos as atividades normais”, salienta o Poder Executivo.
Ressalta que depois da publicação do decreto, a comunidade poderá esclarecer suas dúvidas, e ainda apresentar suas denúncias, através dos telefones: 3571-5350 ou 3571-1428.