PÁGINAS  
   ENQUETE  
Qual a sua preocupação com o meio ambiente?
Utiliza as lixeiras de coleta seletiva?
Tem o hábito de reciclar lixo diariamente?
Economiza energia?
Consome marcas ecologicamente corretas?


   PUBLICIDADE  
   ESTATISTICAS  
Total de Visitas: 6163743
 Online Agora: 19
Estaduais
Postada por:  Redação (Carmen Lúcia Marini Vieira Júlio),  em  08/01/2021 às 23h09
Compartilhar no Orkut Comentários ( 0 ) Comentar Link: Fonte
As vacinas chegarão a todos os municípios ao mesmo tempo, assegura Estado
Carlos Eduardo Amaral celebrou acordos do Ministério da Saúde para centralizar distribuição de imunizantes contra o coronavírus

08/01/2021 às 23h09

Por Gabriel Silva, estagiário sob supervisão do editor Eduardo Valente

O secretário de Estado de Saúde (SES), Carlos Eduardo Amaral, confirmou que as vacinas contra o coronavírus serão distribuídas de maneira proporcional e chegarão ao mesmo tempo em todos os municípios mineiros. O titular detalhou a situação epidemiológica do estado e comentou sobre o plano estadual de imunização em entrevista à Rádio CBN Juiz de Fora, na manhã desta sexta-feira, comemorando os acordos anunciados pelo Ministério da Saúde para centralizar a campanha de vacinação por meio do Plano Nacional de Imunizações.

O secretário lembrou duas novidades anunciadas pelo Governo federal nesta semana: o envio de dois milhões de doses do imunizante produzido pela AstraZeneca da Índia para o Brasil e o acordo do Ministério da Saúde com o Instituto Butantan para a compra de todo o estoque da CoronaVac, vacina produzida em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. Após apresentar eficácia de 78%, o imunizante foi o primeiro a ter a aprovação emergencial solicitada junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e deve ter um parecer técnico do órgão em até dez dias.

Nós sabíamos que o único caminho possível era o Programa Nacional de Vacinação. Foi a orientação que nós demos aos prefeitos (mineiros), porque só teria um caminho após o Governo Federal comprar todas as doses que tivesse interesse”, analisa Amaral.

O secretário projetou o início da vacinação ainda para janeiro, com aumento na parcela da população atendida em fevereiro e março.

Mas reforço que será um ano inteiro de vacinação, até que toda a população esteja vacinada”, alerta. Uma data certa para o início da campanha de imunização, no entanto, será possível apenas após a aprovação de alguma das vacinas pela Anvisa. Por outro lado, o titular da SES garantiu que o estado está pronto para iniciar a vacinação tão logo as doses sejam disponibilizadas pelo Governo federal. “Nós temos seringas e agulhas para toda a população. Basta ter a vacina e elas chegarem a tempo”, assegura.

Aumento de contaminações

Após recorde absoluto de casos de coronavírus em dezembro e recorrentes crescimentos diários no número de contaminações, o secretário Carlos Eduardo Amaral admitiu que o estado vive um momento de alta na proliferação do vírus. No entanto, ele apontou que é uma tendência vista mundialmente e também nacionalmente. “Não me parece uma perspectiva de queda nos casos, então é muito importante que as pessoas tenham a noção de que a única forma de reduzir casos é ter o distanciamento adequado”, afirma.

Apesar de destacar o crescimento vertiginoso na proliferação, o secretário não entrou em colisão com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), que realizou a progressão para a onda amarela do Minas Consciente, movimento previsto no programa estadual. Amaral lembrou que o Governo de Minas oferece a possibilidade de flexibilização das medidas pelas administrações municipais, mas também ressaltou que a falta de isolamento pode comprometer o sistema de saúde.

Quando o estado sinaliza a onda vermelha, ele sinaliza com muita clareza que nós temos que tomar cuidado, porque a capacidade assistencial começa a ficar ameaçada. A pandemia não combina com a gente o número de casos.”

Saúde opera com a máxima capacidade

O secretário também arrefeceu a expectativa da população quanto à ampliação do número de leitos de UTI no estado, tendo em vista a recente alta de internações por conta do coronavírus. Segundo Amaral, apesar de possuir equipamentos para aumentar a assistência, a dificuldade está em conseguir mais profissionais de saúde para os atendimentos. “Nós chegamos à exaustão dos profissionais de saúde, não conseguimos contratar mais profissionais para que se montem mais leitos. Em Minas, já abrimos praticamente todos os leitos possíveis, tendo em conta o número de profissionais”, lamenta.

Mais leitos poderão ser disponibilizados caso haja sucesso em processos de contratações de profissionais, mas o titular trata as admissões como improváveis no atual momento. “Para ter controle agora, é (necessário) ter o distanciamento adequado e os cuidados. Porque nós chegamos ao nosso nível máximo de leitos com o número atual de profissionais”. (Tribuna de Minas)






Avaliação (Vote clicando) - 0 voto(s)
 (0.00)
12345678910

Deixar Comentário

[ 0 ] comentário(s)

Nenhum Comentário ou aguardando aprovação



 
.:: Mais Notícias sobre Estaduais
25/01/2021
Covid-19: Minas Gerais recebe mais de 190 mil doses da vacina de Oxford/Fiocruz
22/01/2021
Minas Gerais é o único destino brasileiro em lista das regiões mais acolhedoras ...
08/01/2021
As vacinas chegarão a todos os municípios ao mesmo tempo, assegura Estado
06/11/2020
Trecho Rio-Juiz de Fora da BR-040 ficará sem pedágio entre 2021 e 2022
06/11/2020
22/10/2020
Eleições Municipais terão plano de segurança sanitária
20/10/2020
Obras de duplicação da BR - 381/MG têm licença ambiental renovada por mais quatr...
09/10/2020
Estado registra redução da área queimada em unidades
25/09/2020
Saúde reforça cuidados preventivos durante campanhas de vacinação
24/09/2020
Covid-19: Governo de Minas Gerais avalia como será a utilização de leitos aberto...
22/09/2020
Correios - Nanuque e Rio Pomba dizem não à privatização
19/09/2020
Ampliação de leitos garantiu assistência hospitalar a pacientes com covid-19
14/09/2020
Covid-19 segue tendência de queda em Minas Gerais
12/09/2020
Concluída centralização de testes imunohematológicos de doadores de sangue
09/09/2020
Mais de 200 mil pessoas se recuperaram da covid-19 em Minas
05/09/2020
Governador esteve na Base Bravo, centro operacional do Corpo de Bombeiros no mun...
05/09/2020
Estado atualiza definições do Minas Consciente e adquire testes sorológicos
28/08/2020
Governo faz homenagem a vítimas da covid-19 e profissionais da Saúde
28/08/2020
Romeu Zema e presidente Jair Bolsonaro participam de evento em Ipatinga, no Vale...
20/08/2020
Minas Consciente terá protocolo para academias de ginástica e agências de turism...
   PUBLICIDADE  
 
 
 
 
   
   
® O Imparcial
Rua Quirico Marini, 55 - Rio Pomba - Minas Gerais
Telefone: 32-3571-1822 / E-mail: jornal.oimparcial@uol.com.br