por Assessoria de Comunicação Municipal
Depois de passar por uma restauração, a imagem de São Manoel, santo padroeiro de Rio Pomba, foi entregue à Igreja Matriz da cidade na terça-feira, 22 de dezembro, através da equipe de restauração, do prefeito municipal Marcos Pascoalino, do Secretário de Administração e Presidente do Conselho de Patrimônio Cultural Vinícius Leal Faria e de outros membros do conselho.
O trabalho foi realizado em Juiz de Fora no Ateliê Relicário, sob coordenação do historiador André Colombo e do restaurador Valtencir Almeida dos Passos. Foram removidas oito camadas de tinta de antigas repinturas, com uma intervenção criteriosa para manter as características originais.
A imagem de São Manoel faz parte do acervo de bens culturais de arte sacra tombado pelo município como patrimônio cultural. Durante a restauração, ficou evidente a semelhança da imagem a outras obras de Aleijadinho, mestre do barroco e rococó do século XVIII, o que chamou a atenção da equipe envolvida nos trabalhos. Para se ter uma ideia, das 10 características típicas do artista, nove estão presentes na peça, como olhos arregalados, movimentação dos cabelos, mechas por trás das orelhas, proporção das mãos e unhas, formato do queixo e nariz, entre outras.
A história também ajuda a confirmar a autoria da imagem. Conforme levantamento histórico, o padre Manoel de Jesus foi sacristão de uma igreja em Ouro Preto onde Aleijadinho atuava fazendo sua arte. Há também uma documentação que mostra que o artista deu um parecer sobre o projeto da capela em construção por obra do padre na então Freguesia do Mártir São Manoel dos Sertões do Rio da Pomba e Peixe dos Índios Croatos e Cropós. Esta capela foi posteriormente demolida e deu lugar à atual Igreja Matriz de Rio Pomba.
Segundo o Padre João Francisco Xavier, ela será exposta para a comunidade católica na missa de Natal, data em que se comemora também o aniversário de fundação de Rio Pomba, que está completando 253 anos.
Os trabalhos de restauração tiveram início em novembro de 2019, realizados pelo Município de Rio Pomba, através do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, em parceria com a Paróquia de São Manoel e financiados pelo Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural – FUMPAC.