Na segunda-feira (21/09), a Câmara Municipal de Rio Pomba apresentou moção em repúdio à privatização dos Correios, com aprovação unânime dos vereadore, em sessão realizada na sede do Poder Legislativo municipal. A iniciativa é do vereador Wellington Ferreira (PSB). Hoje (22/09), a cidade de Nanuque é quem apresenta moção de repúdio à venda dos Correios, por intermédio de sua Câmara Municipal, que tem autoria do presidente da Casa, vereador Solon, do PMDB.
Na semana passada, Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, tornou-se o município de número 112 em MG a se manifestar contra a privatização dos Correios. Se as moções de Rio Pomba e Nanuque forem aprovadas, chegaremos a 114 cidades mineiras que já saíram em defesa dos Correios no Estado.
Em diversas cidades brasileiras, os Correios prestam serviços públicos essenciais. Atualmente, em 60% dos municípios do País só há uma unidade da empresa como representação do governo federal. Assim, a presença dos Correios é uma forma de garantir aos moradores dessas localidades acesso a serviços e ações de caráter governamental, econômico e social. Além disso, a empresa é um dos principais operadores logísticos do País, integrando diversas regiões aos principais polos econômicos nacionais.
Ao serem aprovadas, as moções são enviadas às autoridades do Congresso Nacional e do Executivo Federal. A lista completa das cidades que já se manifestaram contra a venda dos Correios está disponível no site da Associação dos Profissionais dos Correios Regional Minas Gerais (ADCAP Minas). No site da Associação, também é possível conferir quem são os vereadores que propuseram moções em repúdio à privatização da estatal. Eles são de correntes políticas variadas, o que demonstra que manter os Correios como empresa prestadora de serviços públicos é de interesse de toda a sociedade. (ADCAP Minas)