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Postada por:  Redação (Carmen Lúcia Marini Vieira Júlio),  em  21/02/2020 às 18h41
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Polícias alertam para condições das estradas da região
Com aproximação do carnaval, tráfego aumenta, e cuidados devem ser redobrados; confira trechos em que há buracos ou outros problemas

21/02/2020 às 18h41

Por Sandra Zanella


Se as condições das rodovias que cortam a região de Juiz de Fora já eram consideradas ruins antes do período chuvoso, os motoristas que pretendem viajar no carnaval devem se preparar. Além dos cuidados tradicionais, sobretudo nas vias de pistas simples e sem acostamentos, quem for pegar estrada deve ficar atento às centenas de buracos que se espalham pelas pistas, alguns, inclusive, em cabeceiras de pontes, como no trecho da BR-267 entre Juiz de Fora e Bicas. Outro destaque são os possíveis desvios na malha estadual, devido às crateras abertas durante as intensas precipitações desde o início do ano, como no km 66 da MG-353 (Coronel Pacheco). Embora o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER) tenha trabalhado em obras de caráter emergencial para recompor segmentos, muitas vezes em parcerias com prefeituras, a maior parte resultou na construção de passagens provisórias, e não em soluções definitivas. Um exemplo é o km 21 da MG-133, reaberto ao tráfego na última quarta.
De olho nesses problemas, as polícias rodoviárias Federal e Estadual iniciam a Operação Carnaval nesta sexta-feira (21), com término previsto para o fim da noite da Quarta-Feira de Cinzas (26). Para evitar transtornos e curtir a folia, a dica é dirigir à luz do dia e tentar escapar dos momentos de chuva. Além, é claro, de respeitar os limites de velocidade, usar cinto de segurança, inclusive no banco traseiro, não ultrapassar em faixa contínua e, sob hipótese alguma, dirigir alcoolizado. Vale lembrar que o uso dos faróis baixos acesos, mesmo durante o dia, é obrigatório em rodovias. “Enquanto o senso comum associa este feriado a alegria e comemoração, a experiência da PRF mostra que os dias de folia são marcados por excessos ao volante e violência nas estradas”, afirmou a instituição. “Por isso, haverá um esquema especial de fiscalização e policiamento nas principais rodovias federais.” A PRF espera repetir o bom resultado de 2019, marcado pelo carnaval com menos mortes na última década em Minas, dando ênfase no combate à embriaguez, com uso de 300 etilômetros no estado.
Rodovias estaduais
Entre os destinos mais procurados pelos foliões estão os municípios do interior da Zona da Mata mineira, mas as condições das estradas estaduais não estão nada favoráveis, como confirma o comandante do 1º Pelotão de Polícia Militar Rodoviária (PMR), tenente Júlio César de Almeida. “Todas as rodovias têm buracos. Por isso, deve-se redobrar a atenção e dar preferência a viajar de dia e, se possível, evitar os momentos de chuva, mais à tarde. A velocidade também é muito impactante no que diz respeito a acidentes, com buraco ou sem buraco”, enfatizou o policial, destacando a possibilidade de queda de barreiras e o perigo dos trechos sem acostamento.
Nesta sexta, a 4ª Companhia de Polícia Militar Rodoviária, responsável por uma malha viária que se estende por 84 municípios mineiros, realiza uma de suas blitze educativas, das 9h às 11h, no entroncamento da MG-353 com a AMG-3085. A iniciativa conta com parceria com diversos órgãos, como Samu (Cisdeste) e Corpo de Bombeiros. Para coibir abusos, a PMR vai atuar com bafômetros e um leitor automático de placas que fornece informações em tempo real sobre licenciamento e situação do veículo, como se o mesmo é furtado ou roubado. “Vamos aumentar o patrulhamento e o número de operações preventivas e repressivas”, acrescentou o comandante do 1º Pelotão.
MG-353 e AMG-3085
A MG-353, que liga Juiz de Fora a Coronel Pacheco, está com o trânsito interrompido desde 5 de fevereiro, devido à cratera aberta no km 66. Por isso, o motorista deve optar pela AMG-3085, que interliga as rodovias BR-040 e MG-353, para conseguir concluir o trajeto entre as duas cidades. Conforme a assessoria do DER, técnicos ainda estudam o trabalho mais adequado para a reconstrução da pista.
Enquanto isso, quem sofre é a população, já que as condições da AMG-3085 também são caóticas, como já foi mostrado em reportagem da Tribuna, sobretudo após receber o fluxo devido à mudança no tráfego. O representante de vendas de Juiz de Fora, Luiz Fernando da Silva, 37 anos, está revoltado com a nova rota alternativa. “Não tem condições de andar naquela pista, os buracos estão horríveis. Sem falar no próprio acesso, que é só pela BR-040 e também está todo esburacado. Está um perigo, já estourei dois pneus do carro naquela rodovia.” Ele acredita que a degradação só deve piorar com a chegada do carnaval, quando o fluxo é mais intenso. “Se for desviar de um buraco, pode ter colisão. Algumas crateras estão com até 30cm de profundidade.”
Apesar de ter sido construída para ligar a BR-040 ao Aeroporto Regional da Zona da Mata, em Goianá, a AMG-3085 não recebeu a manutenção necessária. Um deslizamento de terra que começou a invadir o acostamento no km 14 já ocupa uma pista sentido Coronel Pacheco/JF, logo após o trevo de acesso naquele sentido. No mesmo local da barreira, um capotamento foi registrado pela PMR na tarde da última quarta-feira. “A AMG-3085 está terrível”, reforçou o tenente Almeida. “O DER mandou equipe de tapa-buracos. Estão mexendo em ação emergencial às vésperas do carnaval para tentar melhorar, inclusive no km 1, onde a pista afundou, um pouco à frente do quebra-molas (perto do entroncamento com a BR-040)”, informou o policial.
MG-133
Embora o tráfego na MG-133, entre Coronel Pacheco e Tabuleiro, tenha sido reaberto na última quarta, a passagem é precária, já que apenas uma variante foi construída pelo DER, ao lado do ponto onde uma cratera foi aberta na pista, na altura do km 21. O local permite apenas a passagem de um veículo por vez, com segurança. “Terminaram as obras na terça, e não liberamos naquele dia, nem o DER. Mas retiraram os cones, e caminhões pesados estavam atolando”, comentou o tenente Almeida, acrescentando que a PMR não tem condições de monitorar o ponto 24 horas por dia. Ele acrescentou que o km 23 também está cedendo. “Comunicamos ao DER, mas a preocupação era mínima, porque estava sem trânsito.” Segundo o DER, o tráfego no km 23,3 está em meia pista e sinalizado desde quinta.
A erosão no km 21 aconteceu no dia 29 de janeiro durante forte chuva, engolindo dois caminhões e dois carros. Uma mulher, 37, morreu e seis pessoas ficaram feridas. A demora na construção de um acesso alternativo levou prefeitos e vereadores da região a se reunirem com representantes do departamento no último dia 12 para cobrarem agilidade. Na ocasião, segundo a assessoria, foi exposto pelo órgão que a conclusão do desvio dependia das condições climáticas. Já a reconstrução da estrada em seu traçado original ainda vai demorar, pois precisa de clima ainda mais favorável, conforme o DER. Outros pontos da MG-133 também apresentam buracos ou queda de barreiras. Quem segue de Ubá para Juiz de Fora e não deseja passar pelo trecho problemático deve pegar a MG-285 até Piraúba e seguir na MG-353 até Coronel Pacheco, de onde também é necessário fazer o desvio pela AMG-3085, devido à cratera no km 66. (Tribuna de Minas – 21.02.2020)

 





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21/02/2020 às 18h41
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