PÁGINAS  
   ENQUETE  
Qual a sua preocupação com o meio ambiente?
Utiliza as lixeiras de coleta seletiva?
Tem o hábito de reciclar lixo diariamente?
Economiza energia?
Consome marcas ecologicamente corretas?


   TEMPO AGORA  
   PUBLICIDADE  
   ESTATISTICAS  
Total de Visitas: 4873751
 Online Agora: 2
Saúde
Postada por:  Redação (Carmen Lúcia Marini Vieira Júlio),  em  15/01/2020 às 19h52
Compartilhar no Orkut Comentários ( 0 ) Comentar Link: Fonte
Janeiro Branco: especialista fala sobre iniciativa que busca conscientizar a sociedade para a importância da saúde mental

15/01/2020 às 19h52

Um estudo da International Stress Management Association aponta que cerca de 70% dos brasileiros são vítimas do estresse. Redes sociais também prejudicam a saúde mental

Trabalho, trânsito, problemas pessoais, filhos, relacionamentos amorosos, finanças, mudanças no estilo de vida, falta de tempo livre para o lazer e para a família e muitas outras coisas. A lista de possíveis causas e razões para o estresse não tem limites, mas as consequências desse mal podem ir de depressão e síndromes a doenças isquêmicas do coração e cerebrovasculares - como o acidente vascular cerebral (AVC).

Um estudo divulgado no ano passado pela International Stress Management Association (Isma-BR) aponta que cerca de 70% dos brasileiros são vítimas do estresse. Por essa razão os especialistas já consideram como a doença do século 21.

Por este motivo, a iniciativa Janeiro Branco existe desde 2014 para conscientizar as pessoas, profissionais da área de saúde e governos sobre a importância da saúde mental. Uma das entusiastas da iniciativa é a especialista em nutrição e Life Coach e PNL practitioner Gabi Lodewijks, que aponta como a saúde mental é importante, inclusive para ter um corpo são: "Sem Saúde Mental não há paz, não há sossego, não há harmonia nas relações e nem energia para cuidar das coisas da vida, da vida da gente e da vida de quem amamos. Já ouviu falar que o corpo fala? Nosso corpo físico passa a dar sinais de que algo dentro de nós não está bem e muitas doenças que desenvolvemos são consequência de uma saúde mental não estabilizada, não saudável, e nisso quero dizer em guardar raiva, rancor, viver amargurado, viver com muito stress, sobrecarga”.

Gabi Lodewijks afirma que cuidar da sua saúde mental é extremamente importante para se ter qualidade de vida: “Muitos problemas na nossa vida podem surgir quando nossa saúde mental não está em dia, como desequilíbrio emocional, compulsão, irritabilidade, ansiedade, depressão, insônia, dependência em álcool e/ou outras drogas, etc. Por isso não há como falar em qualidade de vida sem falar sobre saúde mental”.

Como ter saúde mental?

A Life Coach explica o que é o conceito de saúde mental: “Não tem nada a ver com ser doente mental ou ter qualquer tipo de problemas concernente a estrutura física ou funcional do cérebro. Ter saúde mental é estar bem consigo mesma, saber lidar com os imprevistos da vida, compreender suas emoções tanto boas quanto ruins, reconhecer seus limites e sempre que necessário buscar ajuda sem medo de ser julgado”.

Para estar com a saúde mental em dia, Gabi Lodewijks recomenda algumas atividades: “praticar atividades ao ar livre, yoga, fazer algum tipo de terapia. Usar técnicas de respiração e meditação.


Criar rituais diários que lhe levem a uma vida mais leve, com mais equilíbrio. Não se esgotar demais, saber reconhecer quando estás fazendo demais e frear. Se afastar de relacionamentos abusivos, tóxicos. Buscar fazer o que te dá prazer. Focar mais nas coisas positivas do que negativas. Tudo isso contribui para a melhoria da saúde mental e maior equilíbrio”.

Muitos especialistas alegam que o mundo digital, as redes sociais e todo o universo virtual em que estamos inseridos é um dos responsável pelo aumento do número de casos de pessoas adoecendo mentalmente na atualidade: “isto tem acontecido porque muitas vezes nos permitimos, mesmo sem perceber, ser influenciados com o que vê por aí, busca incansável por likes, comentários, ser vista, o imediatismo isso tudo pode influenciar sua saúde mental.

Imagens distorcidas de corpos magérrimos, manipulados em programas de edição, tem sido apontados como prejudiciais à saúde mental. Segundo o estudo, Redes sociais são mais viciantes que álcool e cigarro – é o que diz a pesquisa realizada pela instituição de saúde pública do Reino Unido, Royal Society for Public Health, Entre as redes, o Instagram foi avaliado como a mais prejudicial à mente dos jovens. (Fonte: Imprensa Press)






Avaliação (Vote clicando) - 0 voto(s)
 (0.00)
12345678910

Deixar Comentário

[ 0 ] comentário(s)

Nenhum Comentário ou aguardando aprovação



 
.:: Mais Notícias sobre Saúde
31/03/2020
Estado confirma segunda morte por coronavírus em Minas Gerais
30/03/2020
CORONAVÍRUS: Brasil registra 4.579 casos e 159 mortes
26/03/2020
CORONAVÍRUS: Ministro da Saúde diz que é hora do brasileiro mostrar solidariedad...
26/03/2020
Força-Tarefa em Minas para o combate ao COVID-19
26/03/2020
CORONAVIRUS: Planos de saúde devem realizar exames para a doença
26/03/2020
Justiça confirma acordo entre Estado e Vale para aplicar mais de R$ 5 milhões em...
26/03/2020
Dicas para manter a casa limpa e livre de contaminação em tempos de isolamento d...
25/03/2020
Organizações sociais precisam de ajuda em tempos de coronavírus
25/03/2020
Instituto Butantan trabalha em vacina contra a dengue para ser disponibilizada g...
20/03/2020
Novas medidas contra pandemia do Covid-19 em Minas
20/03/2020
CORONAVÍRUS: Anvisa libera fabricação e venda de produtos de higienização sem au...
20/03/2020
Vacinação contra influenza começa na segunda-feira (23/3)
20/03/2020
Forma grave da dengue pode ser fatal
20/03/2020
Covid-2019 - Centros urbanos do Sul e Sudeste, Recife e Salvador devem enfrentar...
17/03/2020
ESPECIAL CORONAVÍRUS: Saiba como identificar e se proteger dessa doença
17/03/2020
CORONAVÍRUS – Emergência e prevenção no Município
13/03/2020
Avanço do coronavírus e incertezas internas interferem em possível queda da econ...
13/03/2020
Sudeste concentra maior número de casos prováveis de dengue entre as cinco regiõ...
10/03/2020
Saiba como se prevenir do Coronavírus
27/02/2020
Homem de 61 anos que esteve na Itália é primeiro paciente com coronavírus no Bra...
   PUBLICIDADE  
 
 
 
 
   
   
® O Imparcial
Rua Quirico Marini, 55 - Rio Pomba - Minas Gerais
Telefone: 32-3571-1822 / E-mail: jornal.oimparcial@uol.com.br