PÁGINAS  
   ENQUETE  
Qual a sua preocupação com o meio ambiente?
Utiliza as lixeiras de coleta seletiva?
Tem o hábito de reciclar lixo diariamente?
Economiza energia?
Consome marcas ecologicamente corretas?


   TEMPO AGORA  
   PUBLICIDADE  
   ESTATISTICAS  
Total de Visitas: 4420402
 Online Agora: 10
Crônicas de Aristides Souza Gomes
Postada por:  Redação (Carmen Lúcia Marini Vieira Júlio),  em  29/10/2019 às 20h58
Compartilhar no Orkut Comentários ( 0 ) Comentar Link: Fonte
O Sínodo da Amazônia

29/10/2019 às 20h58

 Aristides Souza Gomes

 

Realizou-se no período compreendido entre os dias 06 e 27 do corrente mês de outubro, no Vaticano, o sínodo dos bispos da igreja católica, previamente convocado pelo Papa Francisco, com a finalidade de tratarem dos mais diversos e complexos assuntos sobre a Amazônia. Nada menos do que 09 estados brasileiros  integram a região, a qual detém o maior espaço físico e populacional, sendo, pois conhecida como Amazônia legal, por sua localização em território brasileiro: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Tocantins e parte do estado do Maranhão. Milhares de pessoas habitam tais áreas e nelas prestam serviços em grande maioria. Todavia, há muitos anos, sofrem com as consequências de uma falta de política séria e eficaz, capaz de minimizar  os impactos de uma  governabilidade  séria e isenta nas respectivas regiões, quer sejam por parte dos estados, ou mesmo a nível federal, fazendo com que indígenas, quilombolas, populações ribeirinhas paguem pelos desmandos e inconsequências, pela dilapidação de um patrimônio público de tamanha representatividade e relevância para o Brasil e para o mundo. O assunto vem sendo veiculado pela mídia nacional e internacional, tendo em vista que o pretendido  diálogo entre nações de primeiro mundo, como França, Noruega, Alemanha, não estão conseguindo gerar os tão pretendidos frutos com o Brasil, verdadeiramente necessários e indispensáveis ao bom e pleno convívio com todos, sem a devida ingerência na soberania de cada país. 

 Há, por parte da igreja, uma grande preocupação com os povos habitantes dessas áreas, pela falta de religiosos devidamente preparados para a competente evangelização e devido ao ensino religioso, possibilitando a esses povos um conhecimento da palavra de Deus, com o consequente amadurecimento espiritual e a possibilidade de participarem de grupos de orações capazes de propiciar-lhes uma vida mais atuante no contato com muitos outros semelhantes. As dificuldades para locomoverem-se, não lhes dão o devido suporte para a busca e o encontro com práticas saudáveis e necessárias, dado a falta de uma infraestrutura digna em toda essa grande área. A reunião que perdurou por 03 semanas, foi comandada e supervisionada pelo Cardeal brasileiro Dom Cláudio Hummes, o qual é membro efetivo da cúria romana desde o início do pontificado do Papa Francisco. Além do Brasil, mais  08 países são detentores de parte da floresta amazônica: Bolívia, Venezuela, Colômbia, Peru, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa, marcando, pois, presenças em um evento de tamanha magnitude, por envolver interesses internacionais, sempre com ajudas financeiras ao pleno desenvolvimento da Amazônia em seu todo, sendo conhecida como o pulmão do mundo. O G7, inclusive, que engloba nações do primeiro mundo, tratou recentemente dessa pauta,  buscando encontrar soluções para o equacionamento desses problemas, não tendo logrado o êxito a que se propôs.

 Portanto, inobstante toda essa complexidade de problemas que afetam a Amazônia, a igreja acha-se mais pautada em problemas internos da mesma, na busca de formação de sacerdotes casados que possam atuar naquela área, no trabalho de mulheres que possam se doar a essas pessoas desprovidas de uma mensagem religiosa e de outros assuntos pertinentes a essa vasta região. O clima desfavorável em toda a extensão da Amazônia, abrangendo os mais diversos estados brasileiros, precisa ser combatido sob todas as vias capazes de se cobrar dos governantes em geral, algum posicionamento que integrem os habitantes a uma realidade do dia a dia. A missão é árdua e difícil, não sendo impossível de ser superada com a união de todos focados no bem comum, sem que a exploração sexual de jovens e adolescentes se propague, nem tampouco o caos ali seja instalado para sempre, ante uma política vã e escusa que sempre dê maiores espaços aos senhores da casa grande, que só pensam em si mesmos e no aumento constante de seus patrimônios. O grito dos excluídos, amparados pela igreja, mãe dos pobres e peregrinos, sempre teve resultados favoráveis.

 

                      Rio Pomba-MG, outubro de 2019.






Avaliação (Vote clicando) - 0 voto(s)
 (0.00)
12345678910

Deixar Comentário

[ 0 ] comentário(s)

Nenhum Comentário ou aguardando aprovação



 
.:: Mais Notícias sobre Crônicas de Aristides Souza Gomes
11/11/2019
A Decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal
29/10/2019
O Sínodo da Amazônia
03/10/2019
Semana Nacional do Trânsito
18/09/2019
Independência do Brasil
29/08/2019
O Diálogo é a Base de Tudo
   PUBLICIDADE  
 
 
 
 
   
   
® O Imparcial
Rua Quirico Marini, 55 - Rio Pomba - Minas Gerais
Telefone: 32-3571-1822 / E-mail: jornal.oimparcial@uol.com.br