PÁGINAS  
   ENQUETE  
Qual a sua preocupação com o meio ambiente?
Utiliza as lixeiras de coleta seletiva?
Tem o hábito de reciclar lixo diariamente?
Economiza energia?
Consome marcas ecologicamente corretas?


   TEMPO AGORA  
   PUBLICIDADE  
   ESTATISTICAS  
Total de Visitas: 4432922
 Online Agora: 8
Cultura
Postada por:  Redação (Carmen Lúcia Marini Vieira Júlio),  em  20/09/2019 às 19h01
Compartilhar no Orkut Comentários ( 0 ) Comentar Link: Fonte
Minas participa da 13ª Primavera de Museus

20/09/2019 às 19h01

 Para marcar a entrada da estação mais florida do ano, os museus vinculados à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais(Secult), prepararam uma série de atividades para integrar a 13ª edição da Primavera de Museus, evento nacional promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Primavera dos Museus acontece, anualmente, no início da primavera, com objetivo de sensibilizar as instituições museais e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade. O conteúdo, nesta 13ª edição, permite explorar os aspectos do cotidiano museológico aplicados aos diversos métodos aos quais as coleções são submetidas no constante processo de formação, organização, conservação e exposição para interação e fruição pelas pessoas ou grupos sociais.

Com o tema “Museus por dentro, por dentro dos museus”, em Minas Gerais, a Primavera de Museus reunirá oficinas, visitas mediadas, contação de histórias e apresentações musicais. A proposta é abordar as situações cotidianas museológicas, permitindo que o público explore e vivencie esses espaços culturais mais de perto. A programação começa na próxima segunda-feira (23/9) e segue até o dia 29 de setembro.  

 Segundo o secretário, eventos como a Primavera de Museus são importantes porque trazem holofotes a um trabalho cotidiano que é feito nos equipamentos museais, envolvendo diferentes profissionais e as comunidades locais. “São momentos em que a população pode ver de perto toda a riqueza desses espaços, que nos ajudam a construir nossa história e nos formar como cidadãos”, afirma Matte.

Participam da programação especial: o Museu Mineiro e o Centro de Arte Popular, em Belo Horizonte; o Museu Alphonsus de Guimaraens, em Mariana; o Museu Casa Guignard, em Ouro Preto; o Museu Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo, e o Museu Banco do Crédito Real, em Juiz de Fora.

- No Museu Mineiro, uma oficina com quatro encontros de jogos teatrais e processos expressivos promete estimular a criatividade e trabalhar a expressão corporal, utilizando a técnica do Teatro do Oprimido, de 24 a 27/9. - Já no Centro de Arte Popular, o destaque é a visita mediada, nos dias 21 e 22/9, que desencadeará um registro do público sobre a relação do visitante com a cultura popular. Essa atividade se tornará uma exposição “Arte popular entre o eu e o nós” que vai ficar disponível para o público do dia 23 a 29 de setembro.  - Nas outras cidades mineiras, quem visitar os equipamentos culturais que fazem parte da Primavera dos Museus poderá conferir outras exposições, atividades educativas, oficinas e até um sarau de poesia, como o que ocorrerá no Museu do Banco Crédito Real, em Juiz de Fora, no dia 25/9. Lá também está prevista a apresentação musical do grupo Batuque Afro-Brasileiro de Nelson Silva, que exalta a cultura negra e sua importância social e está registrado como patrimônio imaterial da cidade. - Na Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo, de 23 a 25/9, acontece o projeto de educação patrimonial que abordará o papel do museu como guardião da memória e identidade locais. Fonte: SEGOV/Minas Gerais)






Avaliação (Vote clicando) - 0 voto(s)
 (0.00)
12345678910

Deixar Comentário

[ 0 ] comentário(s)

Nenhum Comentário ou aguardando aprovação



 
.:: Mais Notícias sobre Cultura
20/11/2019
Dia da Consciência Negra
10/11/2019
Espaço Cultural do Colégio Regina Coeli
01/11/2019
Academia Rio-Pombense festeja evento cultural
20/09/2019
Minas participa da 13ª Primavera de Museus
20/09/2019
50 Anos de Internet e o mundo se comunica cada vez menos
20/09/2019
Você está drogando seu filho e não sabe
01/08/2014
ANTOLOGIA em Prosa & Verso reúne destacados escritores
06/05/2014
Germanno Junior “Um artista de raro talento”
   PUBLICIDADE  
 
 
 
 
   
   
® O Imparcial
Rua Quirico Marini, 55 - Rio Pomba - Minas Gerais
Telefone: 32-3571-1822 / E-mail: jornal.oimparcial@uol.com.br