PÁGINAS  
   ENQUETE  
Qual a sua preocupação com o meio ambiente?
Utiliza as lixeiras de coleta seletiva?
Tem o hábito de reciclar lixo diariamente?
Economiza energia?
Consome marcas ecologicamente corretas?


   TEMPO AGORA  
   PUBLICIDADE  
   ESTATISTICAS  
Total de Visitas: 3919926
 Online Agora: 7
Crônicas
Postada por:  Celinho Gaudereto,  em  18/01/2019 às 12h22
Compartilhar no Orkut Comentários ( 1 ) Comentar Link: Fonte
H2O
Célio Vital Gaudereto

H2O

Célio Vital Gaudereto

 

 

            Aula de Química do saudoso professor Liliu no Colégio Estadual Professor José Borges de Morais. Com um giz escreveu a fórmula de: H2O, vulgarmente conhecida como ÁGUA. Esqueça a aula. Isso é assunto para depois, me lembre. Falou em água em nossa pacata cidade, não podemos deixar de citar o também saudoso ex-prefeito Paulo de Tarso Furtado e o dr. Maurício de Freitas Teixeira Campos. Mesmo com muitos protestos dos eleitores consumidores de água (como se tivesse algum eleitor não consumidor de água), sô Paulo trouxe a COPASA para nossa cidade. Feito espetacular para a qualidade de vida de nosso povo. Antes a água não tratada era gratuita e com a vinda da COPASA veio a água tratada com qualidade. Mas acontece que, antes de chegar a conta a pagar do usuário e os cortes por inadimplências, vieram os canos antigos estourados e, por conseguinte, a falta de água foi o motivo para enormes protestos de várias respeitadas donas de casas e seus familiares com panelas, baldes, frigideiras e outros apetrechos domésticos usados como tambores. Falta de água que hoje não existe em nosso torrão querido, mas na atualidade, falta água em nossa vizinhança. Veja o caso de Astolfo Dutra, lá passa o rio Pomba, porém a água é captada de um córrego e não do rio. Aqui, felizmente a captação é do rio.

            A Bacia do rio Pomba abrange 8.616 km² nos territórios de Minas Gerais e Rio de Janeiro. O rio Pomba tem a sua nascente na Serra Conceição, pertencente à cadeia da Mantiqueira, em Barbacena, a 1.100 metros de altitude; apresenta uma declividade relevante, uma vez que a cerca de 90 km da nascente atinge uma altitude de apenas 200 metros. Depois de percorrer 265 km, atinge a foz do rio Paraíba do Sul. Os principais afluentes são os rios Novo, Piau, Xopotó, Formoso e Pardo. Abrange 35 municípios mineiros e 3 municípios fluminenses, onde vivem mais de 600.000 pessoas.

            Preocupa muito os sinais lentos, mas terríveis para qualquer observador, pois os brejos na várzea da Estação, o Bicão e outros pontos de abundância de água estão secando. O nível do rio Pomba abaixou muito. Na embocadura todo ano havia mortes por afogamento por causa do volume de água e imprudências dos banhistas, hoje você atravessa a embocadura andando. Deus vem avisando lentamente para observar as nossas atitudes de preservação da natureza. O ex-craque Fred de Oliveira (do Divino) viu na TV uma entrevista com o jornalista da Bandeirantes Ricardo Boechat, que quando jovem passava férias na casa de sua avó em Rio Pomba, e quando viaja de avião da empresa próximo de nossa cidade, ele solicita o piloto para um pequeno desvio para matar saudades de uma cidade linda e limpa, mas, fica triste pois o volumoso rio onde pescava está ACABANDO.

            O Estado de São Paulo está tentando fazer o desvio das águas do rio Paraíba do Sul para abastecer o sistema Cantareira, que abastece 8,8 milhões de clientes da Grande São Paulo. Esse desvio PODE causar impacto na vazão dos quatros afluentes, rio Pomba, rio Muriaé, rio Preto e rio Paraibuna e faltar água para nós, esse é o risco da transposição do Paraíba do Sul. É simples, o desvio do rio pode - com certeza – baixar ainda mais o nível de água do rio Pomba, trazendo enormes problemas para a Freguesia do Mártir São Manoel.

            Voltando à aula do professor Liliu ele explicava que a água é uma substância química, cujas moléculas são formadas por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Daí a fórmula do sucesso; é só algum empresário da Freguesia do Mártir São Manoel dos Sertões do Rio Pomba e Peixes dos Índios Cropós, Croatos e outros fazerem uma FÁBRICA DE H2O, e o problema estará resolvido com muita fartura de água potável.






Avaliação (Vote clicando) - 1 voto(s)
 (10.00)
12345678910

Deixar Comentário

[ 1 ] comentário(s)

Nenhum Comentário ou aguardando aprovação



 
.:: Mais Notícias sobre Crônicas
18/01/2019
H2O
29/06/2015
Dasimparciaisinsite.blogspot.com.br
14/05/2014
Quando me tornei mãe?
27/08/2013
A espionagem nos tempos de internet
27/08/2013
O Grande Desafio
27/08/2013
O mundo precisa de “Pai”
25/07/2013
Accacio, esse foi o Homem
24/07/2013
Dr. Accacio, o Desenvolvimentista
08/07/2013
Evitar tragédias é dever de todos
20/06/2013
HUMILDADE, EQUILÍBRIO E HONRADEZ
28/05/2013
OS ROYALTIES DA DISCÓRDIA
08/03/2013
FÓRMULA MÁGICA PARA SER MULHER E SER FELIZ
08/03/2013
COMO SER "EU"
   COLUNISTAS  
Luiz Flávio Gomes
Crônicas
Celinho Gaudereto
Esportes
Valéria Áureo
Crônicas
Carmen Lúcia
Carnet Social
Redação
Editorial
Antônio Carlos
Conversa ao Pé do Fogo
Naico
Naico na Sociedade
Geraldo Santão
Crônicas de Santão
   PUBLICIDADE  
 
 
 
 
   
   
® O Imparcial
Rua Quirico Marini, 55 - Rio Pomba - Minas Gerais
Telefone: 32-3571-1822 / E-mail: jornal.oimparcial@uol.com.br