PÁGINAS  
   ENQUETE  
Qual a sua preocupação com o meio ambiente?
Utiliza as lixeiras de coleta seletiva?
Tem o hábito de reciclar lixo diariamente?
Economiza energia?
Consome marcas ecologicamente corretas?


   TEMPO AGORA  
   PUBLICIDADE  
   ESTATISTICAS  
Total de Visitas: 3008222
 Online Agora: 57
Editorial
Postada por:  Redação,  em  29/12/2014 às 15h15
Compartilhar no Orkut Comentários ( 0 ) Comentar Link: Fonte
Academia de Letras festeja mais uma vez a Cultura

29/12/2014 às 15h15

Da Redação

Comemorando o seu 18º aniversário de fundação, a Academia Rio-Pombense de Ciências, Letras e Artes celebrou com regozijo o marco das Bodas de Prata de seu Festival Nacional de Poesias “Eunice Maria de Oliveira”, com o apoio da Prefeitura Municipal, em solenidade festiva na noite de 25 de outubro p. findo, no Clube dos Trinta, para a outorga dos troféus e certificados aos poetas laureados no festival, e diplomação da titularidade “Expoente Cívico e Sócio-Cultural”, às personalidades que enobrecem o solo rio-pombense.

             O locutor Franz Mosqueira Furtado de Mendonça conduziu com distinção a sessão solene, que teve a abertura oficial pronunciada pelo presidente Jorge Cardoso Lima, com palavras congratulatórias pelo auspicioso evento. – Foram registradas as presenças das autoridades: Vice-prefeito Dalmo Maurício Furtado; vereadora Maria do Carmo Vieira da Silva Gomes e vereador Maurílio Rodrigues dos Reis. - A sonoridade da voz de Neila Bomtempo Pereira Rodrigues deu ênfase ao Hino Nacional Brasileiro, sob os acordes do musicista Leandro Tuchen, acompanhados pela seleta assistência. - O excelente intérprete e cantor, Luiz Antônio Caldoncelli pronuncionou sucintamente, a homenagem prestada por Mary Jane Caiafa Moreira à Academia pelo aniversário e pelos 25 anos do Festival de Poesias “Eunice Maria de Oliveira”. – Ato contínuo, o grupo de dança do Colégio Regina Coeli, coordenado pela profª Raquel Costa Sant´Anna, fez bela apresentação sob os aplausos do público.              

Objetivando preservar suas raízes e valores, a Academia Rio-Pombense outorgou às personalidades da comunidade o título honorífico “Expoente Cívico e Sócio-Cultural”: - Alberto Caiafa Mendonça, Edmée Lucas de Abreu Cancela, Erminda Maria Alves, José Ignês Fernandes, Maria de Lourdes do Carmo Condé e Richard Claudermen Costa Martins (área Educacional). – Amarildo Martins Ferreira, Maria Ferreira da Costa, casal Delizete de Souza Almeida e Alexandre Pelinson Teixeira (área Social). – Sandra, Felipe e Davi, do Champion Buffet; Glauber Malta, do Restaurante Empório; Antônio Lage Neto e Marcos Antônio Lage, da Revest Mar (área Empresarial). – Maria das Graças Reis Melo, Maria Valéria dos Santos, Marta Helena Souza Campos Elizabeth de Souza Almeida e José Fernandes Santiago (área Artesanal). – Padre João Francisco Xavier, Padre Pierre Maurício de Almeida Cantarino e Missionária Leuneide de Lima Barcelos (área Religiosa). – Enedina da Glória do Carmo e Ivair Soares de Souza Filho (área de Saúde). – Cacá Maestri e Gerrá Borges (área Musical). - Marcelino Alves Salviano - Grupo de Capoeira Nativa (área Cultural/Folclórica). - Convidado a se pronunciar, o prof. Richard Claudermen Costa Martins agradeceu em seu nome e de todos os homenageados a honraria, sentindo-se lisonjeado pela titularidade conquistada em sua profissão educacional.

O evento lítero cultural teve como ponto culminante a entrega dos diplomas aos poetas na categoria “Hors Concours”, concedidos ao poeta Dirceu Miranda - in memoriam (A Estrela); e à Therezinha de Jesus Lopes (Sonho de Paz). - As premiações de “Honra ao Mérito” foram outorgadas aos laureados poetas classificados do 1º ao 5º lugares, agraciados com certificados e destacados troféus: Edileusa Costa Trindade (A Viagem), Maria Marta Mendes Caldoncelli (A Flor do maracujá), Dalva Mendes Dias (Teias), Luiza de Fátima Pereira (Surpreenda-me) e Gildásio Leite Barros (A poesia dorme ao meu lado).– Receberam “Menção Honrosa”, os poetas classificados do 6º ao 10º lugares: Sebastião Magno Paiva Ribeiro (Natureza Agonizante), Maria Marta Mendes Caldoncelli (Nós), Williams Francisco da Silva (Os Sabores do Amor) e Nohemy Cássia Peixoto de Paula, com os trabalhos O Gigante Fracassado e Aquela Noiva. – Os cinco primeiros poemas tiveram expressivas declamações por Luiz Antônio Caldoncelli. - O concurso contou com a seleção do corpo de jurados: dr. Wilson José de Melo e profª Hélia Costa Sant´Anna, professores literatos em Português; Luiz Antônio Caldoncelli, artista cultural; acadêmica e poetisa Maria da Glória Campos; e esta escriba acadêmica, diretora deste jornal. - Para assinalar a magna data dos 25 anos do Festival, a diretora de eventos Eunice Maria de Oliveira que denomina o evento, procedeu à entrega de mais de 60 Medalhas comemorativas às personalidades que vêm apoiando, prestigiando e patrocinando o certame cultural ao longo desses anos.

 Para finalizar a programação, o público assistiu a exibição do Grupo de Capoeira Nativa, liderada por Marcelino Salviano; e a admirável apresentação de dança de salão do prof. Átila Rodrigues de Castro Andrade com sua aluna Eunice de Oliveira, com a coreografia do clássico New York, New York, de Frank Sinatra, aplaudida de pé pela platéia. - Em seu discurso, Eunice de Oliveira expressou-se emocionada e sensibilizada, levando seu agradecimento a todos que acompanharam sua trajetória ao longo desses 25 anos de realização cultural. Estendeu seu reconhecimento aos poetas e aos homenageados; à Prefeitura; aos demais patrocinadores; e a todos que vêm prestigiando o festival.

A festividade finalizou-se com o pronunciamento do presidente Jorge Cardoso Lima com palavras de agradecimentos e de satisfação daquele sodalício pelo grandioso evento. O locutor encerrou com o registro individual de agradecimentos aos envolvidos nesse certame, em nome da Academia Rio-Pombense de Ciências, Letras e Artes, e convidou o público para o coquetel de congraçamento servido pelo Champion Buffet naquele nobre recinto, em clima de cordialidade e júbilo.






Avaliação (Vote clicando) - 1 voto(s)
 (9.00)
12345678910

Deixar Comentário

[ 0 ] comentário(s)

Nenhum Comentário ou aguardando aprovação



 
.:: Mais Notícias sobre Editorial
29/12/2014
Academia de Letras festeja mais uma vez a Cultura
02/10/2014
Hora certa de Votar. Não abstenha de seu Voto
01/08/2014
Fim da Copa do Mundo
22/06/2014
Mais um ano de jornada
04/06/2014
Pesquisa aponta que segurança é a maior preocupação dos internautas com relaçã...
13/05/2014
Dia Internacional do Trabalho
19/08/2013
SALVE O PAPA FRANCISCO
24/07/2013
Ordem, Paz e Progresso para a Nação
24/07/2013
O OIMPARCIAL VENCE MAIS UM ANO
28/05/2013
Paz, amor fraternal e humildade são essências para uma vivência feliz
04/02/2013
Último mês do ano. Faça um balanço introspectivo
   COLUNISTAS  
Redação
Editorial
Rodrigo Oliveira
Economia
Celinho Gaudereto
Esportes
Geraldo Santão
Crônicas de Santão
Naico
Naico na Sociedade
Marcos Morita
Economia
Carmen Lúcia
Carnet Social
Valéria Áureo
Crônicas
Luiz Flávio Gomes
Crônicas
   PUBLICIDADE  
 
 
 
 
   
   
® O Imparcial
Rua Quirico Marini, 55 - Rio Pomba - Minas Gerais
Telefone: 32-3571-1822 / E-mail: jornal.oimparcial@uol.com.br