PÁGINAS  
   ENQUETE  
Qual a sua preocupação com o meio ambiente?
Utiliza as lixeiras de coleta seletiva?
Tem o hábito de reciclar lixo diariamente?
Economiza energia?
Consome marcas ecologicamente corretas?


   TEMPO AGORA  
   PUBLICIDADE  
   ESTATISTICAS  
Total de Visitas: 4405723
 Online Agora: 16
Editorial
Postada por:  Redação (Carmen Lúcia Marini Vieira Júlio),  em  29/12/2014 às 15h15
Compartilhar no Orkut Comentários ( 0 ) Comentar Link: Fonte
Academia de Letras festeja mais uma vez a Cultura

29/12/2014 às 15h15

Da Redação

Comemorando o seu 18º aniversário de fundação, a Academia Rio-Pombense de Ciências, Letras e Artes celebrou com regozijo o marco das Bodas de Prata de seu Festival Nacional de Poesias “Eunice Maria de Oliveira”, com o apoio da Prefeitura Municipal, em solenidade festiva na noite de 25 de outubro p. findo, no Clube dos Trinta, para a outorga dos troféus e certificados aos poetas laureados no festival, e diplomação da titularidade “Expoente Cívico e Sócio-Cultural”, às personalidades que enobrecem o solo rio-pombense.

             O locutor Franz Mosqueira Furtado de Mendonça conduziu com distinção a sessão solene, que teve a abertura oficial pronunciada pelo presidente Jorge Cardoso Lima, com palavras congratulatórias pelo auspicioso evento. – Foram registradas as presenças das autoridades: Vice-prefeito Dalmo Maurício Furtado; vereadora Maria do Carmo Vieira da Silva Gomes e vereador Maurílio Rodrigues dos Reis. - A sonoridade da voz de Neila Bomtempo Pereira Rodrigues deu ênfase ao Hino Nacional Brasileiro, sob os acordes do musicista Leandro Tuchen, acompanhados pela seleta assistência. - O excelente intérprete e cantor, Luiz Antônio Caldoncelli pronuncionou sucintamente, a homenagem prestada por Mary Jane Caiafa Moreira à Academia pelo aniversário e pelos 25 anos do Festival de Poesias “Eunice Maria de Oliveira”. – Ato contínuo, o grupo de dança do Colégio Regina Coeli, coordenado pela profª Raquel Costa Sant´Anna, fez bela apresentação sob os aplausos do público.              

Objetivando preservar suas raízes e valores, a Academia Rio-Pombense outorgou às personalidades da comunidade o título honorífico “Expoente Cívico e Sócio-Cultural”: - Alberto Caiafa Mendonça, Edmée Lucas de Abreu Cancela, Erminda Maria Alves, José Ignês Fernandes, Maria de Lourdes do Carmo Condé e Richard Claudermen Costa Martins (área Educacional). – Amarildo Martins Ferreira, Maria Ferreira da Costa, casal Delizete de Souza Almeida e Alexandre Pelinson Teixeira (área Social). – Sandra, Felipe e Davi, do Champion Buffet; Glauber Malta, do Restaurante Empório; Antônio Lage Neto e Marcos Antônio Lage, da Revest Mar (área Empresarial). – Maria das Graças Reis Melo, Maria Valéria dos Santos, Marta Helena Souza Campos Elizabeth de Souza Almeida e José Fernandes Santiago (área Artesanal). – Padre João Francisco Xavier, Padre Pierre Maurício de Almeida Cantarino e Missionária Leuneide de Lima Barcelos (área Religiosa). – Enedina da Glória do Carmo e Ivair Soares de Souza Filho (área de Saúde). – Cacá Maestri e Gerrá Borges (área Musical). - Marcelino Alves Salviano - Grupo de Capoeira Nativa (área Cultural/Folclórica). - Convidado a se pronunciar, o prof. Richard Claudermen Costa Martins agradeceu em seu nome e de todos os homenageados a honraria, sentindo-se lisonjeado pela titularidade conquistada em sua profissão educacional.

O evento lítero cultural teve como ponto culminante a entrega dos diplomas aos poetas na categoria “Hors Concours”, concedidos ao poeta Dirceu Miranda - in memoriam (A Estrela); e à Therezinha de Jesus Lopes (Sonho de Paz). - As premiações de “Honra ao Mérito” foram outorgadas aos laureados poetas classificados do 1º ao 5º lugares, agraciados com certificados e destacados troféus: Edileusa Costa Trindade (A Viagem), Maria Marta Mendes Caldoncelli (A Flor do maracujá), Dalva Mendes Dias (Teias), Luiza de Fátima Pereira (Surpreenda-me) e Gildásio Leite Barros (A poesia dorme ao meu lado).– Receberam “Menção Honrosa”, os poetas classificados do 6º ao 10º lugares: Sebastião Magno Paiva Ribeiro (Natureza Agonizante), Maria Marta Mendes Caldoncelli (Nós), Williams Francisco da Silva (Os Sabores do Amor) e Nohemy Cássia Peixoto de Paula, com os trabalhos O Gigante Fracassado e Aquela Noiva. – Os cinco primeiros poemas tiveram expressivas declamações por Luiz Antônio Caldoncelli. - O concurso contou com a seleção do corpo de jurados: dr. Wilson José de Melo e profª Hélia Costa Sant´Anna, professores literatos em Português; Luiz Antônio Caldoncelli, artista cultural; acadêmica e poetisa Maria da Glória Campos; e esta escriba acadêmica, diretora deste jornal. - Para assinalar a magna data dos 25 anos do Festival, a diretora de eventos Eunice Maria de Oliveira que denomina o evento, procedeu à entrega de mais de 60 Medalhas comemorativas às personalidades que vêm apoiando, prestigiando e patrocinando o certame cultural ao longo desses anos.

 Para finalizar a programação, o público assistiu a exibição do Grupo de Capoeira Nativa, liderada por Marcelino Salviano; e a admirável apresentação de dança de salão do prof. Átila Rodrigues de Castro Andrade com sua aluna Eunice de Oliveira, com a coreografia do clássico New York, New York, de Frank Sinatra, aplaudida de pé pela platéia. - Em seu discurso, Eunice de Oliveira expressou-se emocionada e sensibilizada, levando seu agradecimento a todos que acompanharam sua trajetória ao longo desses 25 anos de realização cultural. Estendeu seu reconhecimento aos poetas e aos homenageados; à Prefeitura; aos demais patrocinadores; e a todos que vêm prestigiando o festival.

A festividade finalizou-se com o pronunciamento do presidente Jorge Cardoso Lima com palavras de agradecimentos e de satisfação daquele sodalício pelo grandioso evento. O locutor encerrou com o registro individual de agradecimentos aos envolvidos nesse certame, em nome da Academia Rio-Pombense de Ciências, Letras e Artes, e convidou o público para o coquetel de congraçamento servido pelo Champion Buffet naquele nobre recinto, em clima de cordialidade e júbilo.






Avaliação (Vote clicando) - 2 voto(s)
 (5.50)
12345678910

Deixar Comentário

[ 0 ] comentário(s)

Nenhum Comentário ou aguardando aprovação



 
.:: Mais Notícias sobre Editorial
18/09/2019
Anuncie com a gente
05/09/2019
Como está a Amazônia brasileira?
29/12/2014
Academia de Letras festeja mais uma vez a Cultura
02/10/2014
Hora certa de Votar. Não abstenha de seu Voto
01/08/2014
Fim da Copa do Mundo
22/06/2014
Mais um ano de jornada
04/06/2014
Pesquisa aponta que segurança é a maior preocupação dos internautas com relaçã...
13/05/2014
Dia Internacional do Trabalho
19/08/2013
SALVE O PAPA FRANCISCO
24/07/2013
Ordem, Paz e Progresso para a Nação
24/07/2013
O OIMPARCIAL VENCE MAIS UM ANO
28/05/2013
Paz, amor fraternal e humildade são essências para uma vivência feliz
04/02/2013
Último mês do ano. Faça um balanço introspectivo
   PUBLICIDADE  
 
 
 
 
   
   
® O Imparcial
Rua Quirico Marini, 55 - Rio Pomba - Minas Gerais
Telefone: 32-3571-1822 / E-mail: jornal.oimparcial@uol.com.br