PÁGINAS  
   ENQUETE  
Qual a sua preocupação com o meio ambiente?
Utiliza as lixeiras de coleta seletiva?
Tem o hábito de reciclar lixo diariamente?
Economiza energia?
Consome marcas ecologicamente corretas?


   TEMPO AGORA  
   PUBLICIDADE  
   ESTATISTICAS  
Total de Visitas: 3261220
 Online Agora: 24
Esportes
Postada por:  Redação,  em  17/05/2014 às 18h50
Compartilhar no Orkut Comentários ( 0 ) Comentar Link: Fonte
O desafio de atender turistas e seleções na Copa do Mundo
Detalhes podem fazer a diferença para encantar os visitantes

17/05/2014 às 18h50

O maior evento esportivo do mundo está prestes a começar. Faltam quatro semanas até a bola rolar para Brasil e Croácia, dia 12 de junho. Com 32 países na disputa e diversas culturas envolvidas, é preciso treinamento especializado e atenção aos detalhes para encantar os visitantes que estarão no país e despertar neles a vontade de voltar. 

“O Brasil tem uma grande oportunidade para cativar os turistas e as delegações, sempre atentando para as especificidades de cada cultura, desde a parte religiosa aos hábitos alimentares”, comenta Trícia Neves, sócia-diretora da Mapie, empresa especializada em gestão estratégica e consultoria hoteleira. E para passar essa boa impressão ao visitante, nacional ou estrangeiro, a cadeia do turismo precisa de capacitação, não só com treinamentos de idiomas, mas também com detalhes das culturas dos países envolvidos no mundial.

Na alimentação, o cuidado para satisfazer o turista deve ser redobrado, pois os hábitos de países orientais, como Japão e Coreia do Sul, são muito distintos dos ocidentais, que contam com grande influência das culturas europeia e norte-americana. O café da manhã dos japoneses, por exemplo, inclui arroz, sopa, peixe grelhado, algas marinhas, soja fermentada e chá verde. Enquanto isso, os coreanos têm por hábito uma refeição parecida com o almoço e jantar, com direito a kimchi (verduras apimentadas em conserva), uma tigela de arroz e sopa. Uma curiosidade é o desjejum dos iranianos, muito parecido com o brasileiro, com direito a pão, manteiga, geleia e café com leite, além do halim, uma mistura de trigo, canela, manteiga e açúcar, tudo isso cozido com carne desfiada.

Um gesto que causa certa estranheza em estrangeiros é o cumprimento do brasileiro com beijos. São vários os países ocidentais que têm a cultura somente do aperto de mãos, enquanto outros, como o Japão, estão acostumados a curvar-se, variando entre acenos sutis com a cabeça em situações informais entre amigos, até mesmo a curvatura de 90 graus ao se dirigirem a pessoas com status social mais alto.

Fatores religiosos não podem ser esquecidos, como, por exemplo, a indicação da direção de Meca para as orações diárias dos muçulmanos. Em países como Irã, Argélia, Costa do Marfim, Camarões e Nigéria essa crença é dominante nas populações e os hotéis que receberão essas seleções devem estar devidamente preparados.

Por mais que os brasileiros e portugueses falem o mesmo idioma, deve-se ter cuidado com alguns termos que podem causar confusão com os nascidos na terra de Camões, tais como: moleque (canalha), paneleiro (homem homossexual), pedestre (peão), meias (peúgas), ônibus (autocarro), faixa de pedestres (passadeira), cafezinho (bica), entre tantos outros. Essas diferenças podem gerar situações inusitadas e que precisam fazer parte dos treinamentos e simulações, pois é possível que torcedores, ou mesmo delegações, de culturas distintas compartilhem dos mesmos espaços em hotéis e restaurantes.

Cuidados como estes causarão impacto na percepção destes clientes e os motivarão a voltar em outras oportunidades. Assim, temas como trabalho em equipe, comunicação clara e eficaz, postura vendedora e atitude dos profissionais de serviços devem ser trabalhados para preparar as equipes e colher frutos que durem muito além do tempo do evento.

*Mapie – Uma empresa que elabora, implanta e desenvolve processos de gestão, além de pensar estrategicamente na estruturação e criação de novos negócios. 






Avaliação (Vote clicando) - 0 voto(s)
 (0.00)
12345678910

Deixar Comentário

[ 0 ] comentário(s)

Nenhum Comentário ou aguardando aprovação



 
.:: Mais Notícias sobre Esportes
01/08/2014
1º Desafio de Mountain Bike de Rio Pomba
27/06/2014
Vem aí o XLVII Torneio de Férias de Rio Pomba
17/05/2014
O desafio de atender turistas e seleções na Copa do Mundo
19/11/2013
A MAIOR RIVALIDADE DO MUNDO 
19/11/2013
MOUNTAIN BIKE
19/11/2013
PROJETO ESPORTIVO MÃO AMIGA
14/11/2013
ESPORTES
23/07/2013
AMÉRICA É ELIMINADO NOS PÊNALTI S
04/07/2013
ALISSON FOI PARA O VASCO DA GAMA
04/07/2013
AMÉRICA EMPATA NA PARTIDA DE IDA PELAS QUARTAS DE FINAIS
04/07/2013
AMÉRICA TROPEÇOU NO SEGUNDO TURNO
19/06/2013
AMÉRICA VAI A SÃO JOÃO DEL REY E VOLTA LÍDER ABSOLUTO E INVICTO
29/05/2013
GOLEADA AMERICANA
   COLUNISTAS  
Celinho Gaudereto
Esportes
Rodrigo Oliveira
Economia
Redação
Editorial
Carmen Lúcia
Carnet Social
Marcos Morita
Economia
Luiz Flávio Gomes
Crônicas
Naico
Naico na Sociedade
Valéria Áureo
Crônicas
Geraldo Santão
Crônicas de Santão
   PUBLICIDADE  
 
 
 
 
   
   
® O Imparcial
Rua Quirico Marini, 55 - Rio Pomba - Minas Gerais
Telefone: 32-3571-1822 / E-mail: jornal.oimparcial@uol.com.br