PÁGINAS  
   ENQUETE  
Qual a sua preocupação com o meio ambiente?
Consome marcas ecologicamente corretas? 79.1%
Utiliza as lixeiras de coleta seletiva? 7.8%
Tem o hábito de reciclar lixo diariamente? 7.3%
Economiza energia? 5.8%

Total de Votos: 206


   TEMPO AGORA  
   PUBLICIDADE  
   ESTATISTICAS  
Total de Visitas: 4190745
 Online Agora: 18
Editorial
Postada por:  Redação (Carmen Lúcia Marini Vieira Júlio),  em  13/05/2014 às 14h05
Compartilhar no Orkut Comentários ( 0 ) Comentar Link: Fonte
Dia Internacional do Trabalho

13/05/2014 às 14h05

O Dia Internacional do Trabalho completou 125 anos. Como se sabe, foi criado em 1889, durante Congresso Socialista realizado em Paris, na França, em alusão à greve geral ocorrida em 1º de maio de 1886, em Chicago, nos Estados Unidos. Comemorada mundialmente, a data não tem partido, ideologia ou credo. Celebra, simplesmente, o reconhecimento universal à importância dos trabalhadores e o respeito a seus direitos individuais e coletivos.

Embora pacíficas, alegres e descontraídas pelos shows musicais nas capitais, as festas populares dos trabalhadores não tiveram muito o que comemorar, pois o Brasil vem enfrentando aflitivas situações sociais e econômicas com o pré início de uma situação inflacionária. A crise, aliás, também está reduzindo a participação do trabalho na composição do PIB mundial. Isto significa, na prática, que a grande maioria dos trabalhadores, que não têm poder de ingerência sobre decisões irresponsáveis que levam empresas e países ao caos financeiro, acabam pagando o mais duro preço pela governança equivocada das companhias e dos erros ou má fé na gestão financeira. É lamentável que as parcelas mais frágeis da comunidade global arquem com esses ônus produzidos pela ganância descontrolada, especulação e falta de limites impostos especialmente pelo poder público a gestores irresponsáveis de empresas e instituições financeiras. As empresas estão contaminadas por empreguismo e práticas gerenciais predatórias, que vêm sucateando as instituições estatais. Infelizmente estão dilapidando o patrimônio público. No momento a gigantesca Petrobras está sendo indicada como a empresa mais endividada do mundo; e como ela, existem problemas enormes nos setores de energia e de mobilidade urbana.

O governo vem batendo recordes na arrecadação de impostos, não bastando para o país os prejuízos e os desvios dos mensaleiros. A balança da economia mostra que estamos perdendo nas áreas de saúde com o sucateamento de hospitais; educação pela falta de estrutura física; saneamento, rodovias, portos, aeroportos e outros. Enquanto isso, o país ganha inflação, mensalão, corrupção, insegurança, 39 ministérios, amigos bolivarianos, haitianos, médicos cubanos, além de todo tipo de Bolsas Famílias, cotas, carnaval e futebol.

É lamentável e vergonhoso assistir a baderna nas ruas dos grandes centros, com atos de vandalismo ao incendiar ônibus e outros veículos, depredações de prédios públicos e empresariais, deixando rastros de terrorismo, violências e insegurança, inibindo os trabalhadores honestos que se sentem oprimidos em passeatas organizadas, pacíficas e voltadas ao clamor da sociedade pela JUSTIÇA social. Suas reivindicações emanam por maiores salários; pela oportunidade do primeiro emprego; pelas melhorias e acessos aos transportes e às rodovias; e por melhores estruturas na saúde e na educação.

Por sua vez a instituição familiar, com os seus valores falidos, está marginalizada e em conflitos com pais e filhos (com exceções), que independente de camadas sociais (do mais alto ao menor padrão) vêm travando entre si grandes lutas, ocasionando tragédias que induzem à morte. Confiando na impunidade, menores delinquentes matam barbaramente através de pequenos ou grandes assaltos para a manutenção de drogas ou a mando de bandidos das redes do tráfico. Ou seja, a força de trabalho está exposta a graves riscos de exclusão social, porque o pequeno comerciante ou mesmo o grande empresário estão desprotegidos de segurança em estado caótico e pelo aumento da criminalidade no país. 






Avaliação (Vote clicando) - 4 voto(s)
 (6.00)
12345678910

Deixar Comentário

[ 0 ] comentário(s)

Nenhum Comentário ou aguardando aprovação



 
.:: Mais Notícias sobre Editorial
05/09/2019
Como está a Amazônia brasileira?
29/12/2014
Academia de Letras festeja mais uma vez a Cultura
02/10/2014
Hora certa de Votar. Não abstenha de seu Voto
01/08/2014
Fim da Copa do Mundo
22/06/2014
Mais um ano de jornada
04/06/2014
Pesquisa aponta que segurança é a maior preocupação dos internautas com relaçã...
13/05/2014
Dia Internacional do Trabalho
19/08/2013
SALVE O PAPA FRANCISCO
24/07/2013
Ordem, Paz e Progresso para a Nação
24/07/2013
O OIMPARCIAL VENCE MAIS UM ANO
28/05/2013
Paz, amor fraternal e humildade são essências para uma vivência feliz
04/02/2013
Último mês do ano. Faça um balanço introspectivo
   PUBLICIDADE  
 
 
 
 
   
   
® O Imparcial
Rua Quirico Marini, 55 - Rio Pomba - Minas Gerais
Telefone: 32-3571-1822 / E-mail: jornal.oimparcial@uol.com.br