PÁGINAS  
   ENQUETE  
Qual a sua preocupação com o meio ambiente?
Utiliza as lixeiras de coleta seletiva?
Tem o hábito de reciclar lixo diariamente?
Economiza energia?
Consome marcas ecologicamente corretas?


   TEMPO AGORA  
   PUBLICIDADE  
   ESTATISTICAS  
Total de Visitas: 4023843
 Online Agora: 8
Nacionais
Postada por:  Redação,  em  18/10/2013 às 09h52
Compartilhar no Orkut Comentários ( 0 ) Comentar Link: Fonte
Uma catadora em Paris:
Coleta Solidária vira exemplo mundial
A história de Viviane Mertig será apresentada aos 3.500 participantes do 2º Fórum Mundial de Desenvolvimento Local

Até anos atrás, essa situação seria pouco provável. Em 2010, a catadora Viviane Mertig, da Bacia do Paraná 3, tornou-se embaixadora do projeto Coleta Solidária na Europa: viajou a Paris, na França, para inspirar a capital francesa, uma das cidades mais bonitas e visitadas por turistas do mundo inteiro, a adotar uma metodologia baseada na experiência brasileira de reciclagem. O convite a Viviane representou um marco na vida dela e também para a função de catador, até então estigmatizada. Viviane virou palestrante e disseminadora da importância da atividade. Ganhou o mundo. A história dela e o caso de sucesso do programa Coleta Solidária serão apresentados na 2ª edição do Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, que acontece em Foz do Iguaçu, de 29 de outubro a 1º de novembro.

O Fórum reunirá no Brasil especialistas de todo o mundo que vão discutir estratégias para o desenvolvimento econômico local, considerado uma das principais formas de gerar emprego e renda na visão do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), que está promovendo o evento, em conjunto com o Fórum Andaluz de Municípios pela Solidariedade Internacional (Famsi), a Itaipu Binacional e o Sebrae.

São esperados para o evento 3.500 pessoas, entre chefes de Estado, representantes de governos, setor privado, universidades e organizações da sociedade civil de 65 países de todo o mundo. Ao todo, 43 painéis abordarão temas ligados à promoção do desenvolvimento econômico local, como a apresentação de casos de sucesso, os desafios para a criação de planos de desenvolvimento local, a formação de arranjos produtivos, a capacitação e o papel das instituições de ensino, parcerias público-privadas e o papel de agências de desenvolvimento, entre outros.
      
Viviane e o Coleta Solidária

 

Viviane Mertig, que preside a Cooperativa dos Agentes Ambientais de Foz do Iguaçu (Coaafi), participou na França do seminário Brasil em Movimento, promovido pela L’Association Autres Brésils à Confluences. Ela viajou a convite da ex-primeira-dama da França Danielle Mitterrand, que na época era presidente da Fundação France Libertes.

Foz do Iguaçu foi a primeira cidade onde foi implantada a metodologia do Programa Coleta Solidária, criado pela Itaipu Binacional. Segundo esta forma de trabalho, os catadores locais organizados recebem da Itaipu carrinhos, uniformes e capacitação.

Em parceria com as prefeituras, o programa se expandiu progressivamente para os 29 municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Paraná 3 (BP3), área de atuação da usina, e hoje está presente em 60 municípios paranaenses, inclusive na região metropolitana de Curitiba e no Norte do Estado. No total, o projeto reúne mais de mil agentes, dos quais 650 na BP3 e o restante nas demais regiões.

O Coleta Solidária integra o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), hoje um dos mais atuantes e articulados movimentos sociais no País. O movimento, que surgiu da articulação de centenas de grupos de catadores em todo o Brasil, é considerado um exemplo por sua capacidade de organização e mobilização coletiva.

O Coleta Solidária foi lançado em 2003 como uma das ações do Programa Cultivando Água Boa (CAB), desenvolvido pela Itaipu Binacional em favor do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável. A proposta do Coleta Solidária é aumentar a renda dos catadores de materiais recicláveis, formar cooperativas e transformar a atividade em profissão. O Cultivando Água Boa é um movimento de participação permanente, que envolve a atuação de aproximadamente 2 mil parceiros, entre organismos governamentais, ONGs, instituições de ensino, cooperativas, associações comunitárias e empresas. O CAB reúne mais de 20 programas e 65 ações fundamentadas nos principais documentos planetários e atua na região da BP3. As ações vão desde a recuperação de micro bacias e a proteção das matas ciliares e da biodiversidade, até a disseminação de valores e saberes que contribuem para a formação de cidadãos dentro da concepção da ética do cuidado e do respeito com o meio ambiente.

A Itaipu

A Itaipu Binacional é a maior usina de geração de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2012, pelo abastecimento de 17,3% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 72,5% do Paraguai. Em 2012, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.287.128 megawatts-hora (98,2 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

Itaipu Binacional – Divisão de Imprensa

  







Avaliação (Vote clicando) - 0 voto(s)
 (0.00)
12345678910

Deixar Comentário

[ 0 ] comentário(s)

Nenhum Comentário ou aguardando aprovação



 
.:: Mais Notícias sobre Nacionais
21/02/2019
Prefeitura Municipal de Rio Pomba - Concorrência nº 01/2019
18/01/2019
Maioria das rodovias brasileiras são inseguras e apresentam mau estado de conser...
29/12/2014
Igreja Católica no Brasil ganha mais um santuário
26/11/2013
Dia da Árvore: Um futuro mais verde para o Brasil
22/11/2013
Doações atenderam mais de 330 mil famílias no primeiro semestre
22/11/2013
IDHM seria melhor com avanço  da política de resíduos sólidos
18/10/2013
Energia elétrica sem desperdício
18/10/2013
Uma catadora em Paris: Coleta Solidária vira exemplo mundial
18/10/2013
DIGNIDADE MÉDICA
17/10/2013
TRANSPLANTES Ministério da Saúde lança campanha nacional para estimular doação ...
17/10/2013
O que uma criança tem a ensinar a um empreendedor?
17/10/2013
Como proteger o Brasil das espionagens americanas?
17/10/2013
Para Margarida, Brasil está no caminho certo no combate à violência contra mulhe...
15/10/2013
Arte pelo planeta
15/10/2013
CPMI da Violência contra Mulher é avanço para a sociedade brasileira, diz deputa...
15/10/2013
O Brasil muda de fisionomia  
15/10/2013
Assine + Saúde tem primeira vitória no Congresso Assessoria da Imprensa da ALMG
15/10/2013
Médicos Cubanos: Relação entre Conselho Federal de Medicina e Ministério da Saúd...
27/08/2013
Perfil dos presos no Brasil em 2012
25/07/2013
Não Estamos Entendendo Nada: Este é o Problema!
   COLUNISTAS  
Naico
Naico na Sociedade
Carmen Lúcia
Carnet Social
Antônio Carlos
Conversa ao Pé do Fogo
Celinho Gaudereto
Esportes
Luiz Flávio Gomes
Crônicas
Redação
Editorial
Valéria Áureo
Crônicas
Geraldo Santão
Crônicas de Santão
   PUBLICIDADE  
 
 
 
 
   
   
® O Imparcial
Rua Quirico Marini, 55 - Rio Pomba - Minas Gerais
Telefone: 32-3571-1822 / E-mail: jornal.oimparcial@uol.com.br