PGINAS  
   ENQUETE  
Qual a sua preocupao com o meio ambiente?
Utiliza as lixeiras de coleta seletiva?
Tem o hbito de reciclar lixo diariamente?
Economiza energia?
Consome marcas ecologicamente corretas?


   TEMPO AGORA  
   PUBLICIDADE  
   ESTATISTICAS  
Total de Visitas: 3210756
 Online Agora: 23
Saúde
Postada por:  Redação,  em  15/10/2013 s 10h54
Compartilhar no Orkut Comentrios ( 0 ) Comentar Link: Fonte
Cirurgia de catarata: como escolher a lente intraocular?
Especialista diz que estilo de vida do paciente é determinante e revela novidades

15/10/2013 s 10h54

A cirurgia de catarata é, hoje, um dos procedimentos mais avançados e seguros para o paciente. Na grande maioria das vezes, não necessita de internação e a pessoa recupera totalmente a visão quando, após a remoção da catarata, é realizado um implante de lentes intraoculares (LIOs). Além de se informar bem antes de escolher um bom cirurgião oftalmológico, o paciente também deve conhecer as lentes intraoculares disponíveis e saber qual é a mais indicada para a sua visão. De acordo com o doutor Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo, o estilo de vida do paciente é determinante na escolha das lentes – que poderão corrigir erros refrativos também.

  “As lentes intraoculares são desenhadas para substituir o cristalino, lente natural que, na presença da catarata, vai ficando opaca e esbranquiçada até que a pessoa deixa de enxergar e perde sua independência. Até recentemente, existia apenas um tipo de lente a ser implantada durante a cirurgia. A novidade, agora, é que a cirurgia pode ser personalizada, já que existem lentes que também solucionam problemas de refração, como presbiopia (vista cansada), miopia e astigmatismo”, diz Neves.

  O especialista revela haver vários tipos de lentes intraoculares muito avançadas: a já conhecida monofocal – que corrige a catarata e proporciona clara visão; atórica, que corrige o astigmatismo; e a multifocal e acomodativa, que, além da substituição do cristalino, corrige problemas para enxergar de perto, média distância, e de longe. “Em muitos casos, os únicos óculos que o paciente continuará usando são os óculos de sol. Trata-se de um grande salto de qualidade de vida para o paciente, que estará apto a desempenhar qualquer atividade sem as restrições antes causadas pela falta de visão”.

  No Brasil, são diagnosticados 550 mil novos casos de catarata por ano – impactando a autoestima, as condições socioeconômicas e os relacionamentos interpessoais. Para a sociedade, a catarata também está associada à perda de força de trabalho e ao aumento de acidentes e de encargos. Por isso, é importante prestar atenção aos sintomas comuns: diminuição gradual e progressiva da visão; enxergar os objetos em tons amarelados, borrados ou distorcidos; dificuldade de se locomover à noite ou em local com baixa luminosidade; sentir-se ofuscado na claridade; perceber halos ao redor de objetos luminosos; perder o interesse por atividades rotineiras, como ler, escrever e digitar; e perder a vaidade, já que fica cada vez mais difícil se maquiar ou mesmo fazer a barba.  “Ao optar por um tipo de lente intraocular, o paciente está determinando como quer enxergar para o resto da vida. Daí a importância de conhecer em detalhes todas as possibilidades para enxergar bem”, diz Renato Neves.

 De acordo com o doutor Renato Neves, o Eye Care Hospital de Olhos está recebendo a tecnologia mais avançada para realização da cirurgia de catarata em primeira mão. “Trata-se do Lensx Laser, que aumenta muito a precisão das etapas da cirurgia, garantindo mais segurança e melhor resultado visual, além de permitir, na maioria dos casos, a dispensa do uso de óculos para longe e para perto, associado a lentes intraoculares especiais”. O Eye Care Hospital de Olhos também é pioneiro na cirurgia de facoemulsificação no Brasil. A tecnologia foi introduzida em 1994, e agora está presente nos mais avançados centros de todo o mundo. “Realizamos mais de quinze mil  procedimentos cirúrgicos de catarata utilizando os materiais e lentes no estado da arte”, diz Neves. Mais detalhes sobre o Lensx Laser no vídeo http://youtu.be/iPDBYXkVDBY.

Fonte: Dr. Renato Augusto Neves, cirurgião-oftalmologista com mais de 60 mil cirurgias realizadas, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos (SP) e autor do livro “Seus Olhos”. (www.eyecare.com.br)







Avaliao (Vote clicando) - 0 voto(s)
 (0.00)
12345678910

Deixar Comentrio

[ 0 ] comentrio(s)

Nenhum Comentrio ou aguardando aprovao



 
.:: Mais Notícias sobre Saúde
15/10/2013
Cirurgia de catarata: como escolher a lente intraocular?
15/10/2013
O perigo das queimaduras: como prevenir e evitar 
03/06/2013
Rapidez no atendimento evita sequelas de AVC´s e infartos
08/03/2013
PBM inibe a automedicação e ajuda a reduzir os possíveis riscos à saúde
08/03/2013
Santa Casa BH contribui para redução da fila de transplantes em Minas Gerais ...
04/03/2013
Como evitar doenças no período de chuvas entre fevereiro e abril
04/03/2013
DICAS PARA UMA BOA DIGESTÃO
04/03/2013
O PODER DA ROMÃ CONTRA O MAL DE ALZHEIMER
04/03/2013
Acupuntura é eficaz no combate à insônia
   COLUNISTAS  
Geraldo Santão
Crônicas de Santão
Rodrigo Oliveira
Economia
Redação
Editorial
Luiz Flávio Gomes
Crônicas
Marcos Morita
Economia
Carmen Lúcia
Carnet Social
Celinho Gaudereto
Esportes
Naico
Naico na Sociedade
Valéria Áureo
Crônicas
   PUBLICIDADE  
 
 
 
 
   
   
O Imparcial
Rua Quirico Marini, 55 - Rio Pomba - Minas Gerais
Telefone: 32-3571-1822 / E-mail: jornal.oimparcial@uol.com.br