PÁGINAS  
   ENQUETE  
Qual a sua preocupação com o meio ambiente?
Utiliza as lixeiras de coleta seletiva?
Tem o hábito de reciclar lixo diariamente?
Economiza energia?
Consome marcas ecologicamente corretas?


   TEMPO AGORA  
   PUBLICIDADE  
   ESTATISTICAS  
Total de Visitas: 4420293
 Online Agora: 13
Saúde
Postada por:  Redação (Carmen Lúcia Marini Vieira Júlio),  em  15/10/2013 às 10h54
Compartilhar no Orkut Comentários ( 0 ) Comentar Link: Fonte
Cirurgia de catarata: como escolher a lente intraocular?
Especialista diz que estilo de vida do paciente é determinante e revela novidades

15/10/2013 às 10h54

A cirurgia de catarata é, hoje, um dos procedimentos mais avançados e seguros para o paciente. Na grande maioria das vezes, não necessita de internação e a pessoa recupera totalmente a visão quando, após a remoção da catarata, é realizado um implante de lentes intraoculares (LIOs). Além de se informar bem antes de escolher um bom cirurgião oftalmológico, o paciente também deve conhecer as lentes intraoculares disponíveis e saber qual é a mais indicada para a sua visão. De acordo com o doutor Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo, o estilo de vida do paciente é determinante na escolha das lentes – que poderão corrigir erros refrativos também.

  “As lentes intraoculares são desenhadas para substituir o cristalino, lente natural que, na presença da catarata, vai ficando opaca e esbranquiçada até que a pessoa deixa de enxergar e perde sua independência. Até recentemente, existia apenas um tipo de lente a ser implantada durante a cirurgia. A novidade, agora, é que a cirurgia pode ser personalizada, já que existem lentes que também solucionam problemas de refração, como presbiopia (vista cansada), miopia e astigmatismo”, diz Neves.

  O especialista revela haver vários tipos de lentes intraoculares muito avançadas: a já conhecida monofocal – que corrige a catarata e proporciona clara visão; atórica, que corrige o astigmatismo; e a multifocal e acomodativa, que, além da substituição do cristalino, corrige problemas para enxergar de perto, média distância, e de longe. “Em muitos casos, os únicos óculos que o paciente continuará usando são os óculos de sol. Trata-se de um grande salto de qualidade de vida para o paciente, que estará apto a desempenhar qualquer atividade sem as restrições antes causadas pela falta de visão”.

  No Brasil, são diagnosticados 550 mil novos casos de catarata por ano – impactando a autoestima, as condições socioeconômicas e os relacionamentos interpessoais. Para a sociedade, a catarata também está associada à perda de força de trabalho e ao aumento de acidentes e de encargos. Por isso, é importante prestar atenção aos sintomas comuns: diminuição gradual e progressiva da visão; enxergar os objetos em tons amarelados, borrados ou distorcidos; dificuldade de se locomover à noite ou em local com baixa luminosidade; sentir-se ofuscado na claridade; perceber halos ao redor de objetos luminosos; perder o interesse por atividades rotineiras, como ler, escrever e digitar; e perder a vaidade, já que fica cada vez mais difícil se maquiar ou mesmo fazer a barba.  “Ao optar por um tipo de lente intraocular, o paciente está determinando como quer enxergar para o resto da vida. Daí a importância de conhecer em detalhes todas as possibilidades para enxergar bem”, diz Renato Neves.

 De acordo com o doutor Renato Neves, o Eye Care Hospital de Olhos está recebendo a tecnologia mais avançada para realização da cirurgia de catarata em primeira mão. “Trata-se do Lensx Laser, que aumenta muito a precisão das etapas da cirurgia, garantindo mais segurança e melhor resultado visual, além de permitir, na maioria dos casos, a dispensa do uso de óculos para longe e para perto, associado a lentes intraoculares especiais”. O Eye Care Hospital de Olhos também é pioneiro na cirurgia de facoemulsificação no Brasil. A tecnologia foi introduzida em 1994, e agora está presente nos mais avançados centros de todo o mundo. “Realizamos mais de quinze mil  procedimentos cirúrgicos de catarata utilizando os materiais e lentes no estado da arte”, diz Neves. Mais detalhes sobre o Lensx Laser no vídeo http://youtu.be/iPDBYXkVDBY.

Fonte: Dr. Renato Augusto Neves, cirurgião-oftalmologista com mais de 60 mil cirurgias realizadas, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos (SP) e autor do livro “Seus Olhos”. (www.eyecare.com.br)







Avaliação (Vote clicando) - 0 voto(s)
 (0.00)
12345678910

Deixar Comentário

[ 0 ] comentário(s)

Nenhum Comentário ou aguardando aprovação



 
.:: Mais Notícias sobre Saúde
13/11/2019
Governo do Brasil vai investir R$2 bilhões para incluir 50 milhões de brasileiro...
06/11/2019
Novembro Azul: a importância de se cuidar
06/11/2019
Ministério da Saúde libera R$79 milhões de reais para Hospitais Universitários
28/10/2019
Atenção Primária: 139 municípios ganham reforço de equipes de saúde
28/10/2019
Saúde Crônica: Relato da dor de quem ainda vive, mas deixou de existir
23/10/2019
Outubro Rosa
15/10/2019
Outubro Rosa e Novembro Azul: Mais do que uma paleta de cores, um direito
10/10/2019
Mês das Crianças: SBOT e SBOP alertam pais e cuidadores
10/10/2019
Brasil registra 4.507 casos confirmados de sarampo
08/10/2019
O que aumenta o nosso tempo de vida?
04/10/2019
Outubro Rosa: #Me TrateDireito
02/10/2019
Sociedade de Geriatria e Gerontologia destaca importância da atuação dos profiss...
26/09/2019
Saiba como agir e cuidar de deficientes
26/09/2019
Sedentarismo, cigarro e bebida alcoólica aumentam risco de câncer de mama
25/09/2019
MINUTO DA SAÚDE: Ministério da Saúde convoca população para combate ao mosquito ...
18/09/2019
Ministério da Saúde lança campanha de combate ao mosquito transmissor da dengue,...
12/09/2019
Setembro vermelho: hipertensos devem tomar mais cuidado com a saúde do coração
05/09/2019
Campanha de prevenção do suicídio convoca a sociedade para uma conversa franca s...
03/09/2019
ABRACE/Brasília faz alerta contra o Câncer InfantoJuvenil
15/10/2013
Cirurgia de catarata: como escolher a lente intraocular?
   PUBLICIDADE  
 
 
 
 
   
   
® O Imparcial
Rua Quirico Marini, 55 - Rio Pomba - Minas Gerais
Telefone: 32-3571-1822 / E-mail: jornal.oimparcial@uol.com.br