PÁGINAS  
   ENQUETE  
Qual a sua preocupação com o meio ambiente?
Utiliza as lixeiras de coleta seletiva?
Tem o hábito de reciclar lixo diariamente?
Economiza energia?
Consome marcas ecologicamente corretas?


   TEMPO AGORA  
   PUBLICIDADE  
   ESTATISTICAS  
Total de Visitas: 4218204
 Online Agora: 18
Crônicas
Postada por:  Redação (Carmen Lúcia Marini Vieira Júlio),  em  24/07/2013 às 08h36
Compartilhar no Orkut Comentários ( 0 ) Comentar Link: Fonte
Dr. Accacio, o Desenvolvimentista
Accacio Ferreira dos Santos Júnior. Descrever seu notável currículum técnico e profissional é desnecessário. Outros o farão. Prefiro descrevê-lo como amigo e companheiro. Quando ainda era o presidente da CDI-MG foi ele que convenceu o então prefeito de Rio Pomba Antônio Fernando Fernandes Caiafa a comparecer em Ubá em memorável reunião de prefeitos e empresários regionais. Dessa memorável reunião, saiu o protocolo de intenções entre a prefeitura de Rio Pomba e a CDI-MG para a idealização e a construção do único Distrito Industrial de Minas Gerais totalmente construído com recursos do governo do Estado


Accacio Ferreira dos Santos Júnior. Descrever seu notável currículum técnico e profissional é desnecessário. Outros o farão. Prefiro descrevê-lo como amigo e companheiro. Quando ainda era o presidente da CDI-MG foi ele que convenceu o então prefeito de Rio Pomba Antônio Fernando Fernandes Caiafa a comparecer em Ubá em memorável reunião de prefeitos e empresários regionais.  Dessa memorável reunião, saiu o protocolo de intenções entre a prefeitura de Rio Pomba e a CDI-MG para a idealização e a construção do único Distrito Industrial de Minas Gerais totalmente construído com recursos do governo do Estado.

Assim foi feito. Não faltaram críticas e controvérsias. Em um almoço no restaurante na saída para Barbacena almoçavam eu, meu pai, o então candidato a prefeito Giovani Baía em companhia de seu candidato a vice-prefeito de Rio Pomba. Por brincadeira, o candidato a vice-prefeito levantou-se da cadeira e em bom som me disse: “se eu e o Giovani formos eleitos, vamos embargar e interromper as obras do Distrito Industrial de Rio Pomba”. Felizmente, naqueles tempos, o ainda prefeito Antônio Fernando voltou à prefeitura e o DI de Rio Pomba foi terminado e inaugurado. É claro que se ele e o Giovani fossem eleitos naquela ocasião não conseguiriam interromper as obras do DI.

O Giovani, tempos depois, quando foi eleito prefeito e tomou posse, pouco ou nada fez para trazer para Rio Pomba indústrias novas que pudessem se localizar no novo Distrito Industrial para criar impostos e novos empregos como eram os sonhos meus e o do Dr. Accacio. Rio Pomba ficou, nesse aspecto, mais uma vez, praticamente estagnada. Accacio assistia a tudo sem nada poder fazer para mudar a situação e beneficiar sua querida cidade de Rio Pomba. Paulo Haddad, ex-secretário do Planejamento mineiro e ex-Ministro do Planejamento de Itamar Franco no livro “Para o Brasil voltar a crescer” afirmou que, “nada adiantam incentivos fiscais se uma comunidade não estiver motivada e disposta a lutar para o desenvolvimento”. O desenvolvimento tem que partir de dentro para fora e não o contrário. Accacio também ajudou o Aeroporto Internacional Itamar Franco quando era assessor do sub-Secretário de Estado Para Assuntos Institucionais e cuidava de aeroportos, estradas e outras infraestruturas. Minas Gerais estava custando a cumprir seu compromisso de retirada de um morro que impedia o funcionamento total daquele que será a mais importante obra já feita na Zona da Mata nos últimos tempos, e com ajuda de Accacio as obras foram reiniciadas.

Eu, que na minha mocidade brinquei nas águas do Rio Formoso em Tabuleiro, enquanto meu pai construía a ponte que ainda existe no trevo de entrada da cidade e também enquanto meu pai construía como engenheiro o Grupo Escolar Menelick de Carvalho, costumo dizer que nada acontece se a sociedade não se manifestar. Tabuleiro é hoje, com pequenas mudanças, a mesma cidade que conheci 60 anos atrás dos anos 50. Accacio Ferreira morreu sem ver sua Tabuleiro se desenvolver e crescer como queria.  Sua candidatura a prefeito apenas queria, com sua competência e prestígio, ajudar Tabuleiro a se desenvolver. Vaidades pessoais ele não as tinha. Coisas da vida. Que Deus proteja e dê um merecido descanso eterno a essa pessoa que sempre amou essas cidades sem ter nascido ali em Tabuleiro ou em Rio Pomba. 

                           José Eloy dos Santos Cardoso


 






Avaliação (Vote clicando) - 3 voto(s)
 (10.00)
12345678910

Deixar Comentário

[ 0 ] comentário(s)

Nenhum Comentário ou aguardando aprovação



 
.:: Mais Notícias sobre Crônicas
12/09/2019
11 de setembro atinge a maioridade: Qual o legado do atentado?
29/08/2019
O Diálogo é a Base de Tudo
18/01/2019
H2O
14/05/2014
Quando me tornei mãe?
27/08/2013
A espionagem nos tempos de internet
27/08/2013
O Grande Desafio
27/08/2013
O mundo precisa de “Pai”
25/07/2013
Accacio, esse foi o Homem
24/07/2013
Dr. Accacio, o Desenvolvimentista
08/07/2013
Evitar tragédias é dever de todos
20/06/2013
HUMILDADE, EQUILÍBRIO E HONRADEZ
28/05/2013
OS ROYALTIES DA DISCÓRDIA
08/03/2013
FÓRMULA MÁGICA PARA SER MULHER E SER FELIZ
08/03/2013
COMO SER "EU"
   PUBLICIDADE  
 
 
 
 
   
   
® O Imparcial
Rua Quirico Marini, 55 - Rio Pomba - Minas Gerais
Telefone: 32-3571-1822 / E-mail: jornal.oimparcial@uol.com.br