PÁGINAS  
   ENQUETE  
Qual a sua preocupação com o meio ambiente?
Utiliza as lixeiras de coleta seletiva?
Tem o hábito de reciclar lixo diariamente?
Economiza energia?
Consome marcas ecologicamente corretas?


   TEMPO AGORA  
   PUBLICIDADE  
   ESTATISTICAS  
Total de Visitas: 3018614
 Online Agora: 32
Crônicas
Postada por:  Redação,  em  28/05/2013 às 15h22
Compartilhar no Orkut Comentários ( 0 ) Comentar Link: Fonte
OS ROYALTIES DA DISCÓRDIA
José Eloy dos Santos Cardoso, Economista, professor da PUC-Minas e jornalista

28/05/2013 às 15h22

O discurso “populesco” da expansão de combate à extrema miséria que vem sendo proferido pela presidente Dilma Rousseff pode até ser considerado o ponto de partida de sua campanha para a reeleição em 2014. A repercussão positiva, muito utilizada junto às classes menos favorecidas, pode até ser um “start up” em países pobres e subdesenvolvidos, mas não devia nos tempos de hoje ser usado abertamente no Brasil que pleiteia ser um dos mais importantes países do mundo em matéria de desenvolvimento.

No programa de reeleição de Dilma que considera mais de 2,5 milhões de pessoas extremamente pobres e que deve distribuir R$70 por pessoa que passará a receber esse dinheiro todo o mês, por pessoa, distribuindo recursos de quem paga impostos e distribuindo dinheiro para quem nada produz, é um caso a pensar. O que o governo dá de graça com a mão direita como as “bolsas populares”, retira com a mão esquerda com a volta da inflação que no corrente ano deverá bater se não for debelada a tempo na casa de 7%, meta superior ao teto estabelecido pelo governo. E os problemas que o Brasil enfrenta não ficam só por aqui.

O chamado “pré-sal” irá dar uma tremenda dor de cabeça para o governo. Apesar das brigas entre estados por recursos que ainda só existem no papel e que poderiam ser obtidos pela exploração deste petróleo a mais de 7 mil metros de profundidade que os técnicos mundiais dizem ser inviável economicamente, a Petrobrás, se conseguir extrair petróleo nessa profundidade, o custo do barril pelo que temos lido na imprensa mundial, deverá ser cinco vezes maior do que os custos de exploração do petróleo extraído na bacia de Campos no litoral fluminense.

O que podemos ler nos vários jornais mundiais é que o “chamado petróleo das profundezas da terra não existem só nos mares brasileiros”. Existe igualmente em vários países produtores desta riqueza. A diferença é que os demais produtores já analisaram e chegaram à conclusão que esta produção será totalmente inviável economicamente. Essa triste conclusão irá bater na cabeça dos membros do governo que divulgaram esse “achado” e estão fazendo quando podem propagandas de algo que ainda não estão nas nossas mãos – e o que é pior – tomando o tempo e o dinheiro desperdiçado do Brasil que ainda tem vários problemas para resolver.

Se o petróleo der ganhos para aos brasileiros que passaram até a importar gasolina e álcool de outros países ajudando a acabar com nossas ainda existentes divisas em dólares a duras penas conquistados, o mesmo já não podemos falar do pífio desempenho da economia brasileira no ano de 2012. Enquanto o governo gastar os recursos indisponíveis com a exploração petrolífera cara e inviável, deixará de aplicar na infraestrutura de portos, aeroportos, estradas de rodagem, ferrovias, redes de energia elétrica das fontes eólicas produtoras até os consumidores finais, além de várias outras infraestruturas como redes de esgotos sanitários, de água potável para toda a população e por aí vai. Eta Brasil...






Avaliação (Vote clicando) - 0 voto(s)
 (0.00)
12345678910

Deixar Comentário

[ 0 ] comentário(s)

Nenhum Comentário ou aguardando aprovação



 
.:: Mais Notícias sobre Crônicas
29/06/2015
Dasimparciaisinsite.blogspot.com.br
14/05/2014
Quando me tornei mãe?
27/08/2013
A espionagem nos tempos de internet
27/08/2013
O Grande Desafio
27/08/2013
O mundo precisa de “Pai”
25/07/2013
Accacio, esse foi o Homem
24/07/2013
Dr. Accacio, o Desenvolvimentista
08/07/2013
Evitar tragédias é dever de todos
20/06/2013
HUMILDADE, EQUILÍBRIO E HONRADEZ
28/05/2013
OS ROYALTIES DA DISCÓRDIA
08/03/2013
FÓRMULA MÁGICA PARA SER MULHER E SER FELIZ
08/03/2013
COMO SER "EU"
   COLUNISTAS  
Valéria Áureo
Crônicas
Geraldo Santão
Crônicas de Santão
Celinho Gaudereto
Esportes
Marcos Morita
Economia
Redação
Editorial
Carmen Lúcia
Carnet Social
Luiz Flávio Gomes
Crônicas
Rodrigo Oliveira
Economia
Naico
Naico na Sociedade
   PUBLICIDADE  
 
 
 
 
   
   
® O Imparcial
Rua Quirico Marini, 55 - Rio Pomba - Minas Gerais
Telefone: 32-3571-1822 / E-mail: jornal.oimparcial@uol.com.br