PÁGINAS  
   ENQUETE  
Qual a sua preocupação com o meio ambiente?
Utiliza as lixeiras de coleta seletiva?
Tem o hábito de reciclar lixo diariamente?
Economiza energia?
Consome marcas ecologicamente corretas?


   TEMPO AGORA  
   PUBLICIDADE  
   ESTATISTICAS  
Total de Visitas: 3311199
 Online Agora: 19
Saúde
Postada por:  Redação,  em  04/03/2013 às 16h26
Compartilhar no Orkut Comentários ( 0 ) Comentar Link: Fonte
Acupuntura é eficaz no combate à insônia
Estudos revelam que cerca de 30% da população mundial adulta não consegue ter uma boa noite de sono e sofre com a insônia. As causas podem ser ansiedade, depressão, estresse, dor muscular ou articular, uso de medicamentos e ambiente inadequado

04/03/2013 às 16h26

Estudos revelam que cerca de 30% da população mundial adulta não consegue ter uma boa noite de sono e sofre com a insônia. As causas podem ser ansiedade, depressão, estresse, dor muscular ou articular, uso de medicamentos e ambiente inadequado (muito barulho, local quente demais, colchão ruim, claridade excessiva), entre outras. São fatores que podem fazer a pessoa ter dificuldade para pegar no sono ou acordar várias vezes durante a noite ou, ainda, despertar na madrugada, sem conseguir voltar a dormir. Cansaço, sonolência, falta de memória, dificuldade para se concentrar, mal-estar e irritabilidade são alguns dos sintomas associados à insônia, mas também podem indicar uma depressão. Por isso, ao identificar estes sintomas, é fundamental realizar uma avaliação médica para confirmar se eles são decorrentes de insônia ou de depressão. O diagnóstico deve ser feito por um médico.

 No caso da insônia, corrigir hábitos inadequados deve ser o primeiro passo para melhorar a qualidade do sono. Técnicas de relaxamento e psicoterapia também podem ajudar. A pessoa que sofre de insônia deve regular seus horários de dormir e acordar. Não adianta, por exemplo, ficar na cama até mais tarde para compensar uma noite mal dormida. Atividades estimulantes durante a noite (televisão e computador) e excesso de cafeína, álcool e comida à noite são um “veneno” para quem tem problemas para dormir. Nicotina, excesso ou falta de exercício físico também.

 A acupuntura vem se mostrando uma opção muito eficiente para o tratamento da insônia. “O tratamento da insônia por meio da acupuntura é extremamente eficaz. Temos conseguido melhorar a qualidade do sono dos nossos pacientes em até 90% com esta técnica”, explica a Dra. Tatiana Dumaresq, fisioterapeuta especialista em acupuntura na clínica Fisio & Quality (www.fisioequality.com.br).

 
               De acordo com ela, a acupuntura deve ser aplicada semanalmente, até que o padrão de sono normal seja restabelecido. Só depois as sessões poderão ser quinzenais e, em seguida, mensais. Mas a profissional alerta que é importante identificar a causa do distúrbio para, a partir de então, adotar o procedimento correto. Outra dica da Dra. Tatiana é que, embora a acupuntura contra a insônia possa ser realizada em qualquer horário, o ideal é que aconteça no final do dia. Assim, o estresse será reduzido, favorecendo o sono mais tranquilo.

 

g6 Comunicação Corporativa

Eduardo Sanches






Avaliação (Vote clicando) - 0 voto(s)
 (0.00)
12345678910

Deixar Comentário

[ 0 ] comentário(s)

Nenhum Comentário ou aguardando aprovação



 
.:: Mais Notícias sobre Saúde
15/10/2013
Cirurgia de catarata: como escolher a lente intraocular?
15/10/2013
O perigo das queimaduras: como prevenir e evitar 
03/06/2013
Rapidez no atendimento evita sequelas de AVC´s e infartos
08/03/2013
PBM inibe a automedicação e ajuda a reduzir os possíveis riscos à saúde
08/03/2013
Santa Casa BH contribui para redução da fila de transplantes em Minas Gerais
04/03/2013
Como evitar doenças no período de chuvas entre fevereiro e abril
04/03/2013
DICAS PARA UMA BOA DIGESTÃO
04/03/2013
O PODER DA ROMÃ CONTRA O MAL DE ALZHEIMER
04/03/2013
Acupuntura é eficaz no combate à insônia
   COLUNISTAS  
Marcos Morita
Economia
Celinho Gaudereto
Esportes
Redação
Editorial
Rodrigo Oliveira
Economia
Valéria Áureo
Crônicas
Naico
Naico na Sociedade
Carmen Lúcia
Carnet Social
Geraldo Santão
Crônicas de Santão
Luiz Flávio Gomes
Crônicas
   PUBLICIDADE  
 
 
 
 
   
   
® O Imparcial
Rua Quirico Marini, 55 - Rio Pomba - Minas Gerais
Telefone: 32-3571-1822 / E-mail: jornal.oimparcial@uol.com.br